terça-feira, 4 de novembro de 2014

Criatividade e participação nos projetos da Semana da Educação



As escolas da Rede Municipal de Ensino estão aproveitando a II Semana Municipal de Educação para inovar em seus projetos. As Escolas Jamil Vilas Boas e a Adão Lamota, por exemplo, prepararam nesta terça-feira, 4, um desfile de roupas confeccionadas com materiais recicláveis e uma oficina de confecção de chaveiro com biscuit.
A Semana da Educação começou ontem, com uma Sessão na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná e ontem mesmo muitas escolas municipais já iniciaram atividades relacionadas aos objetivos propostos pelo Projeto de Lei, que é a promoção de momentos de estudos e trocas de experiência explorando de forma multidisciplinar as competências e habilidades nas diversas áreas do conhecimento, de preferência de forma prática, dinâmica e com a participação de toda a comunidade.

Lixo ou luxo?
As professoras do Jamil do 3º e 5º ano, Bruna e Eunice, optaram por levar uma mensagem ecológica às comunidades do bairro Duque de Caxias. As crianças confeccionaram e desfilaram com roupas feitas de materiais recicláveis, como copos descartáveis, sacolas plásticas e jornais. Além do destaque para a importância da coleta seletiva do lixo, as alunas-modelo “se sentiram” ao pisarem a passarela com direito à plateia e clicks de máquinas fotográficas dos pais e da diretora Vanessa Leite.
Na Jamil as atividades tiveram inicio ainda ontem, com uma mostra cultural com apresentações artísticas dos alunos e palestra sobre bullying. Hoje, além do desfile, as turmas do 1º e 2º ano, das professoras Ana e Jaqueline, fizeram um mercadinho dentro da sala de aula, para trabalhar temas como pesos e medidas, moedas, operações matemáticas entre outros. O quarto ano, da professora Roseli, trabalhou com os transgênicos e orgânicos, levando para sala de aula, inclusive, um minhocário. E os alunos do 5º ano que não desfilaram, transformaram a sala de aula em uma minicidade para trabalhar a educação no trânsito.
“Fiquei surpresa com os projetos e com o envolvimento, o empenho da equipe toda. Nada foi imposto, a iniciativa partiu deles mesmos e ficou tudo muito lindo”, disse a diretora da Jamil.

Não basta ser mãe, tem que participar
Na Escola Adão Lamota o interessante tem sido a participação de uma mãe de aluno que resolveu sair da plateia e colocar a mão na massa, literalmente.
A Siomara Batista Moreira, mãe do Cleverson Henrique, da turminha do 2º ano, da professora Keila, está ensinando a garotada a fazer chaveiro com massa de biscuit. Ao mesmo tempo em que ensina algo bacana aos colegas de escola do filho, Siomara dá um show de cidadania e participação na vida escolar.
Amanhã a oficina de fabricação de chaveiro de biscuit será com os alunos do Projeto Mais Educação, com as turmas do 3º, 4º e 5º ano. Parabéns à mamãe Siomara pela iniciativa.