terça-feira, 11 de novembro de 2014

Escola são premiadas pelo Projeto "Decoração de Natal"


Foram entregues ontem, segunda-feira (10), no teatro Dominguinhos, pela comissão municipal organizadora do projeto Decoração de Natal, as premiações às escolas da rede municipal de ensino de Ji-Paraná que arrecadaram maiores quantidades de garrafas PET, reutilizadas na fabricação de enfeites  para o Natal em Luz 2014. Ao todo participaram 14 escolas do ensino infantil e fundamental, tanto da área urbana, quanto da rural, tendo recolhido cerca de 150 mil garrafas. Os primeiros lugares foram premiados com três tablets e os restantes com um tablet por escola.
Prestigiaram o evento compondo a mesa de autoridades, o secretário municipal de governo, Ari Saraiva, que representou o prefeito Jesualdo Pires (PSB), a primeira dama do município e presidente de comissão organizadora, Lilian Pires, a secretária municipal de Educação, Leiva Custódio, a presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná, Keila Barbosa, vereadora Márcia Regina (PT) e a chefe de apoio administrativo da Fundação Cultural, Andréia Bastos. Diretores das escolas vencedoras, alunos e pais, participaram da solenidade da entrega dos prêmios.
Conquistou o primeiro lugar das escolas urbanas de ensino infantil, a creche Mario Andreazza, com 27.125 garrafas recolhidas. Sagrou-se a primeira colocada do ensino fundamental urbano, a escola Parque dos Pioneiros, que arrecadou 13.521 PETs. No setor rural, a vencedora do 1º lugar foi a escola, Irineu Dresh, com um total de 21.380 garrafas recolhidas. As demais escolas participantes conseguiram as seguintes pontuações e quantidades de garrafas recolhidas: 2º lugar, escola Ulisses Matozinhos, setor Rural, com 14.932. Setor urbano, 2º lugar, escola Jamil Vilas Boas, com 12.248, 3º lugar, escola Almir Zandonadi, com 9.374 e 4º lugar, escola Celso Rocco, com 5.671 garrafas coletadas.
O secretário de governo, Ari Saraiva, enalteceu o resultado do projeto: “Este é um dia especial para todos. Quero parabenizar a todos os que se esforçaram para que se chegasse a esse bom resultado, não esquecendo da dona Lilian, que realmente “colocou a mão na massa”, juntamente com sua equipe, aos alunos, pais e diretores, os nossos parabéns em nome do prefeito Jesualdo Pires”, agradeceu. 
Para  Elecimar Batista, diretor da escola Ulisses Matosinho, o mais importante é o envolvimento dos alunos e da comunidade. “É muito gratificante essa participação coletiva e vermos a transformação do que seria lixo, em arte”, resumiu.
“Este ato representa o trabalho de várias mãos, sendo que a premiação é uma conseqüência, mas o mais importante o resultado final. Cada criança que participou, ao passar pelos locais decorados poderá dizer: eu fiz parte disso”, frisou a presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa.

Já para a secretária de educação, Leiva Custódio, o projeto vai além da beleza da decoração natalina. “Por trás desse movimento há várias histórias bonitas, como a do motorista de uma escola rural, que em pleno desfile de 7 de Setembro, estava catando garrafas para ajudar a escola a vencer e do pai de um aluno que chegou a comprar garrafas com o mesmo objetivo, entre outras histórias até emocionantes”, revelou.