segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Projeto da DuPont premia escola e aluna com computador e bicicleta



Quando a administração pública não funciona a contento, a iniciativa privada procura manter distância. Porém, quando a administração pública funciona de forma correta, honesta e empreendedora, atrai a atenção de corporações sérias ansiosas por participar da construção de uma sociedade melhor. Exemplo disto é o que está acontecendo na Educação de Ji-Paraná. O trabalho realizado em dois anos de administração comprometida com a qualidade na educação rendeu importantes parcerias entre o público e o privado.
Recentemente um projeto idealizado pela Cooperativa de Crédito e dos Empresários do Centro do Estado de Rondônia – Sicoob Centro entregou uma biblioteca com dois mil volumes à Escola Municipal Tupi, localizada na Linha 8, Setor Itapirema.

Ontem (19) à tarde, uma cerimônia simples marcou a parceria entre a DuPont Pastagens e a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, com o projeto DuPont Escola, que premiou Eidia Alves Alcântara, de 15 anos de idade, aluna do 5º ano, com uma bicicleta e a escola Bárbara Heliodora, localizada na 4ª Linha da Gleba G, com um computador e uma impressora.
A engenheira da DuPont Bianca Selhorst apresentou vídeos aos alunos sobre boas práticas agrícolas e ao final eles foram convidados a produzir redações e desenhos com o tema “Meu herói, o agricultor”. A redação e desenho da Eidia foi a escolhida pela empresa e ela levou seu presente de Natal antecipado para casa.
Em 2012, de acordo com Bianca, o mesmo projeto foi realizado na Escola Ulisses Matosinho, localizada na 3ª Linha da Gleba G, e em 2013 o projeto foi para a cidade de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso/MT.
“A DuPont Pastagens, por ser uma empresa que trabalha com agroquímicos, sabe da importância de levar informação à população sobre o uso de defensivos agrícolas no campo e nada melhor que começar pelos pequenos, nas escolas, para formar futuros cidadãos conscientes e responsáveis com relação ao uso destes produtos nas lavouras”, explicou Bianca.
Já a secretária de Educação de Ji-Paraná, professora Leiva Custódio Pereira, destacou a importância destas parcerias. “Penso que além da questão da premiação, que claro, os alunos adoram, tem a questão pedagógica de termos profissionais de grandes empresas levando conhecimento aos nossos educandos. Isso conta muito para a formação deles. Por isso estamos sempre abertos para estas parcerias que sempre que acontecem somam muito”, disse Leiva.
O diretor da Escola Bárbara Heliodora, João Silva, era só sorrisos, pois o computador vai servir, e muito, uma vez que a unidade está sendo totalmente reformada e ampliada e, segundo ele, “toda ajuda agora é bem-vinda”.