terça-feira, 17 de março de 2015

Três obras de reforma em escolas são entregues em uma semana


Mesmo em pleno verão amazônico, e com todas as dificuldades advindas com as fortes chuvas, o ritmo de trabalho na atual administração de Ji-Paraná não diminui. Em uma semana, somente na área da Educação, estão sendo entregues obras de reforma e ampliação de três escolas municipais. Duas, na área rural, que já foram entregues às suas respectivas comunidades, restando apenas a entrega da reforma da escola Jandinei Cella, localizada na área urbana, marcada para a próxima sexta-feira, 20.

Na ultima sexta-feira, dia 13, foi entregue a reforma e ampliação da Escola Bárbara Heliodora, investimentos próprios na ordem de R$ 534.137,94. Na solenidade o prefeito Jesualdo Pires foi surpreendido por uma homenagem de uma morada da 4ª Linha da Gleba G. Aparecida Antunes Botelho emocionou a todos ao contar sua passagem pela escola como aluna e depois como monitora por 8 anos seguidos. Além dela, o marido e os dois filhos foram alfabetizados nas salas de aula da Bárbara.
“Nasci aqui na Linha e passei minha vida toda nessa escola, primeiro como aluna depois colaborando como pude. Estou muito emocionada porque olhando essa maravilha de escola do jeito que está e lembrando como ela era lá no início vejo como tudo mudou, para melhor. As crianças que estão estudando aqui e as que ainda vão estudar vão ter orgulho dessa escola assim como eu tenho”, relatou Aparecida, ao agradecer ao Prefeito em nome da comunidade.
Já  na segunda-feira, 16, foi a vez da entrega da reforma da Escola Pérola, localizada na Linha 98, Setor Riachuelo. Desde que foi inaugurada, a Pérola nunca tinha passado por uma reforma consistente, por isso os quase R$ 750 mil de investimentos, próprios da Prefeitura, na unidade escolar. A Pérola recebeu dois novos pavilhões em alvenaria, sendo um com três salas de aula e banheiros masculino e feminino e outro pavilhão administrativo com três salas, sendo uma para Direção, uma para a Supervisão e uma para a Secretaria. Também foi construída uma Sala de Professores com banheiro e sala de descanso. A Pérola recebeu uma reforma geral que incluiu a cozinha, o refeitório e a sala de vídeo. Além da pintura, a unidade escolar recebeu piso em granilite em quase todas as salas e área externa, troca da rede elétrica, parte da cobertura foi refeita, foi construído um poço, rampas de acesso e depósito de gás. Um muro foi construído na frente da escola e foi instalada uma nova caixa d’água em alumínio.
Em sua fala, a secretária Municipal de Educação, Leiva Custódio Pereira destacou a importante participação da comunidade na reforma da Pérola. “Foi a primeira vez que nos foram feitas exigências pela comunidade com relação à qualidade das obras que seriam feitas aqui. Isso reflete o tamanho do engano de algumas pessoas da ‘cidade’ com relação às pessoas que vivem no campo. Elas pensam que são todos ignorantes e que desconhecem os seus direitos. Não é assim não. Elas não só conhecem seus direitos como lutam por eles”, lembrou a secretária.