segunda-feira, 18 de maio de 2015

Conferência define futuro da Educação de Ji-Paraná


Técnicos da Secretaria Municipal de Educação estão cuidando dos últimos detalhes para a realização da II Conferência Municipal de Educação, que acontece esta semana, nos dias 20, 21 e 22, no auditório do Ceulji/Ulbra. O objetivo principal da Conferência é a aprovação prévia do Plano Municipal de Educação, que definirá os rumos da educação em Ji-Paraná para os próximos 10 anos.

De acordo com a superintendente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação – Semed e presidente da Comissão Organizadora da Conferência, Edilaine Alves da Silva Nogueira, o Plano Municipal de Educação (PME) vem sendo elaborado desde 2013, com participação dos envolvidos no processo ensino/aprendizagem no Município e da sociedade civil organizada.
O PME é o planejamento que todo município do Brasil precisa fazer para a área da educação para a próxima década. O Plano deve ser elaborado em cumprimento da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação. Na Lei foi estabelecido um prazo de um ano para que todo município fizesse o seu planejamento.
“Teve município aqui do Estado que elaborou seu Plano em dois meses. Nós, em Ji-Paraná, estamos trabalhando no nosso Plano desde de 2013 porque entendemos ser primordial garantir a participação de todos os atores envolvidos no processo ensino/aprendizagem do Município. Agora, esta segunda Conferência servirá para uma última análise e contribuição da sociedade como um todo antes que o documento seja encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação e posterior aprovação”, explicou Edilaine.

De olho no futuro
A presidente da Comissão Organizadora da Conferência destacou a importância da participação de toda a sociedade neste momento, para, “garantir que o Plano, que se tornará Lei depois de aprovado pela Câmara, corresponda às necessidades educacionais de Ji-Paraná, garantindo assim o desenvolvimento da Educação em nosso município nos anos vindouros”.
É no Plano Municipal de Educação que estarão definidas, por exemplo, a construção e ampliação de escolas e creches; a contratação de professores e demais profissionais para atuarem na Educação; a ampliação do atendimento da Educação Infantil e Fundamental; e a garantia da qualificação e valorização dos profissionais da Educação.
Já para a secretária de Educação de Ji-Paraná, Leiva Custódio Pereira, trata-se da “culminância de todo um trabalho que vem sendo realizado há quase dois anos com muita responsabilidade, afinal, é um planejamento que transcende as questões administrativas e políticas, evidenciando o desenvolvimento educacional de nossas crianças, cuidando do nosso futuro”.

Programação

Na programação da Conferência, além de estudos e debates, estão previstas palestras com o avaliador do SASE/MEC/RO, Edson Luiz Fernandes (PME – Instrumento de Planejamento para as Transformações Sociais); com o coordenador da Coordenadoria Regional de Ensino, José Antônio de Medeiros Neto (Apresentação do Diagnóstico Educacional do Município de Ji-Paraná); com a Gerente da Educação Infantil da Semed, Helen Maciel da Silva (Universalização da Educação Infantil); com a formadora pastoral da Igreja Católica Mari Solange Cella (Educação em Tempo Integral X Educação Integral); e com o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação de Vilhena, Edmar Pereira (Valorização dos Profissionais da Educação).