terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Escolas oficializam adesão ao Projeto Educampo


A assinatura do Termo de Compromisso do Projeto Educampo na manhã desta segunda-feira, 15, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi como lançar ao solo a semente da árvore da esperança de um futuro melhor para a Educação do Campo de Ji-Paraná. O Projeto, que visa a implantação de uma metodologia própria à educação do campo, está sendo acompanhado de perto pelo Instituto Ayrton Senna, uma vez que é o primeiro que surge no País fruto de uma parceria entre municípios destaques na Rede Vencer.
A cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso entre Semed e as duas escolas onde será implantado o Projeto, a Bárbara Heliodora (localizada na 4ª Linha da Gleba G) e Pérola (Linha 98, Setor Riachuelo), fez parte da programação da Semana de Planejamento, que se estende até a próxima quinta-feira e na qual diretores, supervisores, professores e membros da Comissão de Articulação do Campo participam de palestras e oficinas sobre o Educampo.
O acordo técnico de cooperação feito no ano passado entre Ji-Paraná e São Mateus/ES resultou no Projeto Educampo. O Projeto tem como meta a implantação de uma metodologia baseada na que elevou a educação do campo em São Mateus ao status de “Referência” pelo Instituto Ayrton Senna.
A Pedagogia da Alternância, metodologia que intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo visando diminuir a evasão escolar em áreas rurais vai ser implantada nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas duas escolas da Rede Municipal de Ensino.
As duas escolas passaram por uma grande reforma e estruturação em 2015, inclusive com a construção de uma horta coberta e com irrigação aérea, já visando uma nova metodologia de ensino voltada à sua realidade.

Ousadia
“Penso que este momento é muito especial para estas duas escolas e para a Secretaria de Educação. Não sei se todos aqui sabem, mas Ji-Paraná é o único município do Estado que não transporte aluno de sua rede para a área urbana. Todo o transporte escolar é feito entre escolas do campo. Esse é o nosso diferencial. Quando ousamos implantar um projeto desses é preciso acreditar que a educação tem sim a capacidade de transformar de alguma forma as nossas comunidades rurais”, destacou a secretária de Educação do Município, Leiva Custódio Pereira, ao agradecer as esquipes das duas escolas, que se apresentaram voluntariamente para a implantação do Educampo, e “algumas instituições que contribuíram de forma especial” para a concretização do Projeto como a Escola Família Agrícola (EFA), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON).
Já o prefeito Jesualdo Pires (PSB) destacou a importância do Projeto para Ji-Paraná e a parceria com a cidade de São Mateus.
“Esse Projeto é um projeto audacioso, pioneiro no Estado de Rondônia em termos de escola pública. Foi desenvolvido em São Mateus e por meio dessa Rede que existe hoje nós podemos ter essa interação entre Ji-Paraná e aquela cidade capixaba. Esse é o tipo de ensino que eu sempre defendi. A gente tem que promover no aluno do campo a vontade de continuar no campo, vontade de ajudar sua família, a vontade de melhorar a qualidade de vida da sua comunidade e o Educar vai proporcionar isso. Estamos começando com estas duas escolas para testar, ajustar, mas a intenção é estender o Projeto para todas as escolas da área rural”, explicou Jesualdo Pires.

Estiveram presente à cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso os vereadores Adilson do Sesp (PTB), Ida Fernanda (PV), Joziel Carlos de Brito (PMDB) e Silvia Cristina (PDT).