sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Projeto Educampo tem lançamento oficial na segunda

O Projeto busca uma metodologia de ensino própria às escolas do campo
O acordo técnico de cooperação feito no ano passado entre Ji-Paraná e São Mateus/ES resultou no Projeto Educampo, cujo lançamento oficial acontece na próxima segunda-feira (15), às 9 horas, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O Projeto tem como meta a implantação, em duas escolas da Rede Municipal de Ensino, de uma metodologia que elevou a educação do campo em São Mateus ao status de “Excelência” em todo País pelo Instituto Ayrton Senna.
A Pedagogia da Alternância, metodologia que intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo visando diminuir a evasão escolar em áreas rurais, aos moldes do trabalho realizado em São Mateus/ES, vai ser implantada nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas Bárbara Heliodora (localizada na 4ª Linha da Gleba G) e Pérola (Linha 98, Setor Riachuelo).

Capacitação
Toda a Experiência trazida pelo professor Francisco José de Souza Rodrigues, gerente de Educação do Campo de São Mateus, foi devidamente analisada, discutida e adaptada à realidade rondoniense. Agora, todo esse conhecimento vai ser repassado aos gestores e professores das duas unidades de ensino pelos técnicos da Semed na Semana de Planejamento.
De segunda à quinta-feira da próxima semana, diretores, supervisores, professores e membros da Comissão de Articulação do Campo participam de palestras e oficinas onde serão trabalhados os instrumentos de acompanhamento do Projeto Educampo.
“O nosso objetivo é a melhoria da qualidade do ensino na área rural. É uma reivindicação das comunidades que haja um ensino diferenciado para as escolas rurais. Com o projeto, buscamos essa diferenciação e ao mesmo tempo a valorização da origem, da cultura do homem do campo pelos alunos”, explica Janete de Araújo Pereira, coordenadora de Educação do Campo da Semed.
Além das mudanças na metodologia de ensino, os alunos ficarão um dia da semana em período integral na escola. Esta mudança de horário, segundo Janete Pereira, é para cumprir a carga horária do aluno, uma vez que na sexta-feira ele não comparecerá na escola, pois este dia será para vivenciar na comunidade o que foi estudado durante toda a semana em sala de aula, “relacionando, assim, a teoria com a prática”, frisou a coordenadora.