quarta-feira, 4 de maio de 2016

Escola Adão Lamota recebe Ponto de Coleta Voluntária



Hoje, quarta-feira, dia 4, foi a vez da Escola Adão Valdir Lamota, localizada no bairro JK, receber um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para o descarte adequado de material reciclável. A instalação dos PEVs nas escolas é fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA). O vice-prefeito Marcito Pinto participou da instalação do Ponto de Entrega.
O primeiro ponto em que o projeto foi implantado foi o Centro Municipal de Educação Infantil Maria Antônia, no bairro Presidencial III.

Além de uma pequena palestra sobre meio ambiente e sobre a importância da coleta seletiva do lixo reciclável, ministrada pela titular da SEMEIA, Kátia Casula, os alunos da Escola Adão Lamota também assistiram à encenação de uma pequena peça teatral visando a sensibilização do corpo docente quanto à preservação do meio ambiente e formas corretas para o descarte do lixo.
“É muito importante cuidar da nossa cidade. Nós não podemos jogar o lixo nas ruas e vocês também podem cuidar para que ninguém jogue lixo nas ruas. Falem com o papai, com a mamãe, com o irmão ou irmã mais velhos para que não joguem lixo nas ruas. Assim a gente vai deixar nossa cidade sempre limpa e bonita”, disse Marcito Pinto, ao agradecer a diretora da escola, Maria Rosa de Almeida por colaborar com o trabalho desenvolvido pela SEMEIA.
Para a implantação do projeto foram escolhidos órgãos públicos, escolas municipais e estaduais e universidades que além dos PEVs também receberão palestras de conscientização e acompanhamento de técnicos da Semeia. 

Nos pontos de coleta poderão ser descartados materiais como embalagens de produtos de limpeza, garrafas Pet, garrafas de refrigerantes, sacolas de papel e de plásticos, papelão entre outros. Todos os materiais armazenados nos PEVs serão coletados pela Cooperativa de Catadores de Ji-Paraná – COOCAMARJI e levados para o centro de triagem, onde depois serão comercializados para as indústrias de beneficiamento, contribuindo para a renda dos cooperados.