sexta-feira, 20 de maio de 2016

Incentivo a agroindústria e EduCampo: destaques na Rondônia Rural Show


A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentará na Rondônia Rural Show duas experiências vitoriosas e que são destaques no Estado: o programa de incentivo às agroindústrias com serviço de inspeção; e o Projeto Educampo, voltado para a educação nas escolas rurais. No caso das agroindústrias já são 30 no município, das quais, a maioria já conta com o Certificado de Inspeção Municipal e que já estão produzindo para abastecer o mercado local.
O secretário da Agricultura, Paulo Sérgio Ribeiro, frisou que apenas as agroindústrias que já obtiveram o Certificado de Registro de Inspeção Municipal estarão comercializando seus produtos na Rondônia Rural. Já no caso do Projeto Educampo, a prefeitura está implantando uma metodologia diferenciada à educação do campo, inicialmente, nas escolas Bárbara Heliodora (localizada na 4ª Linha da Gleba G) e Pérola (Linha 98, Setor Riachuelo). O projeto surgiu a partir de uma interação entre Ji-Paraná e São Mateus/ES, que fazem parte da rede do Instituto Airton Senna, quando da premiação dos dez municípios destaques na educação no Brasil em 2015.
Nestas escolas está sendo implantada a Pedagogia da Alternância, metodologia que intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo visando diminuir a evasão escolar em áreas rurais. Para receber o Educampo as duas escolas passaram por uma grande reestruturação em 2015, inclusive com a construção de uma horta coberta e com irrigação aérea, já visando uma nova metodologia de ensino voltada à sua realidade.
“Penso que este momento é muito especial para estas duas escolas e para a Secretaria de Educação. Não sei se todos aqui sabem, mas Ji-Paraná é o único município do Estado que não transporta aluno de sua rede para a área urbana. Todo o transporte escolar é feito entre escolas do campo. Esse é o nosso diferencial. Quando ousamos implantar um projeto desses é preciso acreditar que a educação tem sim a capacidade de transformar de alguma forma as nossas comunidades rurais”, destacou a secretária de Educação do Município, Leiva Custódio Pereira, ao agradecer as esquipes das duas escolas, que se apresentaram voluntariamente para a implantação do Educampo. 
Já o vice-prefeito Marcito Pinto (PDT) destacou a importância do Projeto para Ji-Paraná. “São duas ações importantes e que darão muitos frutos. As pessoas que tiverem a oportunidade de conhecer esses trabalhos, ficarão impressionados”, ressaltou Marcito.