quarta-feira, 25 de maio de 2016

Maio Amarelo encerra com Manhã Cultural na Almir Zadonadi


                 Para ver todas as fotos do ÁLBUM clique AQUI

A adesão ao Movimento Maio Amarelo – Atenção Pela Vida das escolas da Rede Municipal de Ensino culminou com a Manhã Cultural realizada na Escola Almir Zandonadi, nesta quarta-feira (25). Palestras, vídeos educativos relacionados ao trânsito entre outras atividades foram trabalhados nas escolas de Ji-Paraná objetivando a formação de futuros condutores mais responsáveis e atentos às leis do trânsito.
De acordo com a coordenadora do projeto na Almir Zandonadi, escola localizada no bairro Novo Horizonte, professora do Atendimento Educacional Especializado Andréia Aparecida Basílio, a ideia de envolver a unidade de ensino no Movimento Maio Amarelo surgiu quando de um encontro realizado em uma parceria com o Departamento de Trânsito de Rondônia – Detran/RO e a Secretaria Municipal de Educação – Semed. Na ocasião, conforme conta Andréia, a Polícia Rodoviária Federal foi convidada a participar de um projeto envolvendo todas as escolas municipais.

Durante todo o mês de maio foram realizadas palestras, mostra de vídeos educativos e diversas atividades pedagógicas voltadas à educação no trânsito nas escolas municipais.
Na Almir, todos os 186 alunos foram envolvidos em diversas atividades que resultaram nos trabalhos apresentados. Peças teatrais, danças, exposição de cartazes, produção de poesias, desenhos e redação relacionadas ao trânsito foram algumas das atrações da Manhã Cultural.
“A participação dos pais nessa manhã foi excelente. Se nós queremos um trânsito melhor, mais tranquilo devemos trabalhar com as crianças porque elas são nossos futuros condutores”, destacou Andréia.
“Nesse projeto destacamos a importância do comportamento no trânsito no futuro, com o objetivo pautado na conscientização dessas crianças para um trânsito seguro, sem, contudo, tirar a responsabilidade dos pais de darem bons exemplos aos filhos na condução de veículos”, explicou o inspetor da PRF/Ji-Paraná, Santos Cláudio.

O Movimento
O Maio Amarelo trata-se de um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação.
O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades.
A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.

Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. No Brasil, o número de mortes no trânsito no Brasil é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes.