segunda-feira, 30 de maio de 2016

Maio Amarelo realiza palestra educativa a servidores da SEMED



Servidores da Secretaria Municipal de Educação – SEMED reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 30, no Auditório para assistir à palestra da equipe que tem coordenado ações educativas do Maio Amarelo em Ji-Paraná. Três vídeos foram apresentados aos servidores, entre eles, uma matéria especial da Rede Globo sobre o Mapa da Violência 2014, onde Rondônia aparece como um dos dois estados brasileiros mais perigosos para jovens entre 15 e 29 anos, por causa do número de mortes no trânsito proporcionalmente à população.

Elaborado pela faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, o Mapa da Violência trata como epidêmicos os índices de mortes no trânsito em Rondônia. Somente em 2012 foram registradas 47 mortes em acidentes de trânsito para cada 100 mil jovens.  
Os dados foram apresentados pela representante do Movimento Maio Amarelo em Rondônia, Marta Luna, pela chefe da Divisão Regional de Educação do Trânsito do Detran/RO, Ivete Alves e pela pedagoga Glauce Abreu. O objetivo é chamar a atenção das entidades públicas e privadas para “os perigos do trânsito em nossa Estado, em nossas cidades”, explicou Marta.
“Quando vemos um acidente como este (vídeo) precisamos parar de pensar quem estava errado, quem causou o acidente e começar a pensar quem poderia ter evitado ele”, disse a representante, ao se referir à necessidade de se criar, “agora, urgente” uma cultura de prevenção, “ao invés de só lamentarmos nossas vítimas”.

“Precisamos refletir sobre nosso comportamento no trânsito. Principalmente a Secretaria de Educação que transporta mais de 2 mil alunos diariamente. Temos muitas dificuldades na área rural, por exemplo, com relação ao uso do cinto de segurança. Nas inspeções que fazemos nos veículos vimos que as crianças pegam o cinto e dão nós, difíceis até de desfazê-los”, argumentou a secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira.