terça-feira, 28 de junho de 2016

Projeto Educampo é aprovado por unanimidade pela Câmara




Ji-Paraná viveu hoje, terça-feira (28) um momento ímpar em seu caminhar rumo a uma democracia plena. O Plenário da Câmara de Vereadores ficou completamente tomado por cidadãos interessados em dois pilares do desenvolvimento de qualquer município: o transporte coletivo e a educação. Na ordem do dia, discussão e votação do Projeto de Lei nº 3508/2016 do Executivo Municipal que implanta, oficialmente, o “Projeto Educampo com a metodologia da Pedagogia da Alternância nas escolas do campo da Rede Municipal de Ensino”.
O Educampo, de acordo com a própria secretária de Educação de Ji-Paraná, professora Leiva Custódio Pereira, já tem sido trabalhado desde o ano passado em duas escolas rurais da Rede Municipal de Ensino, a Barbara Heliodora (localizada na 4ª Linha da Gleba G) e a Escola Pérola (Linha 98 – Setor Riachuelo) como projeto piloto.
Apesar do pouco tempo e de ainda estar em fase de adequação, as escolas que se ofereceram para participar do projeto já colhem bons resultados, com destaques para alguns elementos específicos do projeto, como é o caso da Auto-Organização da Vida de Grupo, o Caderno de Vivência e as Visitas de Estudo, que têm promovido a autonomia e elevado a autoestima dos alunos, melhorado sensivelmente o relacionamento deles com os familiares e ampliado seus conhecimentos.

Regulamentado
“O que muda com a aprovação da Lei pela Câmara é que agora o projeto deixa de ser piloto e passa a fazer parte das diretrizes da educação em Ji-Paraná, ou seja, o que iniciamos aqui poderá ser dado continuidade, independentemente de quem esteja à frente da Secretaria (Semed) ou do Poder Executivo. É a regulamentação, a legitimação de todo um trabalho, um esforço conjunto de levar uma didática diferenciada para o campo”, explicou Leiva, ao participar que já está em debate com gestores, professores, alunos, associações e pais de alunos a implantação do Projeto Educampo em pelo menos mais duas escolas municipais, a Edson Lopes (Linha 20, Setor Itapirema) e a Ulisses Matosinho (3ª Linha da Gleba G) a partir do próximo ano.
Outras escolas, como a Professor Irineu Antônio Dresh (Linha 128, Setor Riachuelo) estão adotando elementos exitosos do Educampo, como é o caso da Auto-Organização da Vida de Grupo.
O Projeto foi aprovado por unanimidade pelos 14 vereadores presentes à sessão desta terça-feira, deixando claro, “o comprometimento dos nobres edis com a educação no nosso Município”, ressaltou a secretária.

“Lembro que alguém comentou uma vez para que serviria aqueles encontros, os seminários que foram realizados sobre educação do campo. Pois foi destes encontros, tão esforçadamente defendido pelo corpo técnico da Secretaria de Educação e demais órgãos ligados ao campo que nasceu o Projeto Educampo. Foram nos seminários que conseguimos formar opiniões para benefício do coletivo. Hoje Ji-Paraná sai na frente e mostra ser possível construir coletivamente, ouvindo opiniões, debatendo em prol de um tema tão importante quanto a educação do campo”, argumentou a vereadora e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Márcia Regina (PT) em sua fala.