quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Ação entre SEMED, SEMEIA E OBRAS leva árvores paras as escolas municipais



Sair de sala de aula e ir para o pátio colocar a mão no barro. Não, não é o intervalo para a merenda. Isso faz parte de uma ação idealizada pela secretária de Educação de Ji-Paraná, Leiva Custódio Pereira, que em contato com a Secretaria de Meio Ambiente – SEMEIA, conseguiu uma parceria e hoje, quarta-feira, dia 10, a escola da Rede Municipal de Ensino Olívia Heidensh de Brito, localizada no bairro Alto Alegre, é a segunda a receber a visita de técnicos da SEMEIA levando consigo mudas de árvores para que os alunos possam plantá-las no pátio.
A primeira escola a receber mudas de Boliviana, Pata de Vaca e Oiti foi a Almir Zandonadi (bairro Novo Horizonte) na última segunda-feira (8). “Foram poucas mudas para tanta criança querendo pôr a mão na terra”, brincou a diretora da escola, Viviane Teixeira de Andrade.
De acordo com Poliana Rocha, da SEMEIA, no próximo dia 18 é a vez do Centro de Educação Infantil – CMEI Ariel Hilgert (bairro Urupá) receber as mudas das árvores e a palestra da bióloga da SEMEIA, Cleuza Almeida sobre “A importância da Árvore”.
Ainda segundo Poliana, a ação está tendo também a parceria da Secretaria Municipal de Obras, que envia um servidor para cavar as covas onde serão plantadas as árvores. As mudas vêm do Viveiro Municipal, ou seja, são vários servidores e várias secretarias envolvidas em uma ação em prol do meio ambiente e da educação ambiental.
“Quem ganha são as crianças, são as escolas. Hoje mesmo, na Olívia de Brito, uma aluna chegou pra mim e perguntou se ela podia plantar árvores na casa dela também. É uma atividade bem diferente para eles”, lembrou Poliana.

A ação, conforme explicou a servidora da SEMEIA, pode ser estendida a todas as escolas do Município, bastando que a escola interessada entre em contato com a Secretaria pelo fone (69) 3411-4204, falar com Poliana, e solicitar uma visita. A Poliana e o engenheiro ambiental Geovani Filho, que acompanha a ação nas escolas orientando os alunos na ora do plantio, ainda colocam na agenda uma visita a cada 15 dias para verificar como estão as mudas e orientar sobre os cuidados necessários neste período de estiagem.