quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Pedro Gonçalves: escola para quatro gerações



A entrega das obras de reestruturação e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Pedro Gonçalves na manhã desta quinta-feira, 11, teve um toque especial. Filha, neta e bisneta do Pedro Gonçalves, cidadão ji-paranaense homenageado com o nome da escola, estavam presentes à cerimônia e deixaram todos emocionados ao lembrarem do esforço do pioneiro para ver de pé a unidade de ensino que hoje acolhe mais de cem crianças do bairro São Pedro, um dos mais carentes da cidade.
“Meu pai sempre foi um homem de comando, um líder, sempre preocupado com todos. Era um sonho dele que essa escola estivesse aqui no bairro. Ele era do tipo que ajudava até em caso de família. Vocês não imaginam a emoção que foi entrar aqui hoje e ver nossa escolinha linda como ela está. Onde ele está certamento está orgulhoso nesse dia”, disse Maria Aparecida Gonçalves, ladeada pela filha Emanuele Gonçalves e pela neta Isabele Gonçalves.
A Escola recebeu uma reforma geral, com pintura e revestimento nas paredes das salas de aula; a rede elétrica foi totalmente refeita com adequação às necessidades da escola; a rede hidráulica também foi refeita; foi realizada a reconstrução de todo o calçamento da escola; as calçadas, rampas e banheiros foram totalmente adaptados de acordo com as exigências de acessibilidade do Ministério da Educação – MEC; A Pedro Gonçalves ganhou um novo depósito de material e um ateliê de artes; uma horta suspensa, toda em alvenaria e com sistema de irrigação, foi construída para o ensino de técnicas agropecuárias; o reservatório de água foi substituído por um novo reservatório com capacidade de 5 mil litros de água e com as readequações os alunos ganharam uma Sala de Movimento. A principal reivindicação da direção da Pedro Gonçalves, que era o aumento da altura do muro, foi atendida, deixando a escola mais segura contra a ação de vândalos.
Toda a obra foi orçada em aproximadamente R$ 29 mil, em material, com mão de obra própria da Prefeitura. Tanto a reforma quanto a ampliação foram coordenadas pelo secretário de Governo, Ari Saraiva.
A próxima unidade de ensino da Rede Municipal que terá obras de reestruturação e ampliação entregues à comunidade nos próximos 15 dias será a Escola Tupi, localizada na Linha 8, Setor Itapirema, área rural de Ji-Paraná.
“Estamos muito contentes com o que foi feito aqui. Depois de três meses arrumando tudo aqui, causou um pouco de transtorno, mas valeu a pena, a escola está linda”, disse Eliane Eleutério, diretora da escola.

“Era um desejo da comunidade escolar que erguêssemos mais o muro e nós fizemos. Mas ao mesmo tempo nós conseguimos, com recursos próprios e mão de obra própria da Prefeitura, reestrutura toda a escola. Nós gostamos da nossa casa toda arrumadinha e o nosso local de trabalho, o local onde a gente deixa o filho da gente é muito importante que seja acolhedor, seja higienizado, seja um local especial”. Concluiu a secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira.