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Quase 80 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Professor Almir Zandonadi, localizada no bairro Novo Horizonte, em Ji-Paraná, receberam hoje, quarta-feira (23), certificados de participação no projeto “Ensino de Lógica de Programação na Escola. O Projeto vem sendo desenvolvido por acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Luterana desde junho deste ano e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e o Ceulji/Ulbra.
Quase 80 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Professor Almir Zandonadi, localizada no bairro Novo Horizonte, em Ji-Paraná, receberam hoje, quarta-feira (23), certificados de participação no projeto “Ensino de Lógica de Programação na Escola. O Projeto vem sendo desenvolvido por acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Luterana desde junho deste ano e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e o Ceulji/Ulbra.
Os acadêmicos do
curso de Sistemas de Informação Alan da Silva Souza, Hamilton Ventura
Rodrigues, Iana Pelentir Ramos, Tarssila Priscila Araújo de Oliveira e Yasnaya
Santos Ferreira auxiliaram o coordenador Thyago nas aulas monitorando os alunos
da Almir Zandonadi em sessões com duração de 1 hora por turma. Foram duas
turmas do 4º ano e duas turmas do 5º ano.
“Eles não viam a
hora da quarta-feira chegar para ir ao projeto. Acho que foi uma parceria
maravilhosa. É um benefício para o aluno e para a comunidade a criança sair do
5º ano com essa noção em informática”, disse a diretora da Almir Zandonadi,
Viviane Teixeira de Andrade Soares, ao agradecer à secretária de Educação,
Leiva Custódio Pereira por promover a parceria.
“A ideia é que o
projeto seja permanente e abranja outas escolas. As crianças ficam encantadas.
A tecnologia para eles é inata, eles crescem em meio a tecnologias. Por isso
que quando falamos para eles que vão aprender a fazer seus próprios jogos e
programas eles ficam maravilhados”, explicou Thyago.
O coordenador do
curso de Sistemas de Informação do Ceulji/Ulbra lembrou que além de melhorar o
raciocínio lógico das crianças com as técnicas de programação, a escola também é
beneficiada, pois “a permanência dos alunos no projeto está atrelada ao comportamento
deles em sala de aula, às boas notas. É a contrapartida das crianças para o projeto
e todos ganham com isso”.
“Penso que este, se Deus quiser, se vocês alunos quiserem, se toda a
sociedade quiser será o primeiro de muitos outros certificados que vocês
receberão ao longo de suas vidas. Imagino o quê significa para um aluno que
ainda está na primeira fase do ensino fundamental poder frequentar uma
universidade e o quanto um projeto como esse pode influenciar na vida desses
alunos. Muitos destes alunos o único acesso que ele tem a um computador é na
Escola ou lá dentro da Universidade. Só temos a agradecer essa parceria com a Instituição.
Nem sempre nós, enquanto Poder Público, mesmo com todo o esforço que fazemos,
conseguimos fazer as coisas acontecerem sozinhos. Precisamos que outras
entidades, outras organizações possam contribuir com o desenvolvimento de
nossas crianças. Quando parcerias assim acontecem todos nós, enquanto
sociedade, ganhamos”, destacou a secretária Leiva.