quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Centro Menino Jesus: “mais que um sonho realizado”

Prefeito Jesualdo Pires falou dos resultados obtidos na Educação de Ji-Paraná

Renê Mioto emocionou a todos ao contar como ele e Odete iniciaram a creche
“Estar aqui hoje é, sem dúvida, um dos momentos mais especiais da minha vida. Quando montamos a escolinha lá em 1995 nunca imaginamos que aquele nosso sonho, meu e de Odete, chegaria ao que é hoje. Tem uma parábola de um homem idoso que estava plantando uma jabuticabeira e uma pessoa chegou e perguntou: porque plantar uma árvore se o senhor não vai usufruir nem da sombra nem dos frutos dela? E ele respondeu que ele estava plantando um sonho. Foi assim que me senti hoje, um sonho que iniciamos com três dúzias de crianças carentes e hoje é isso tudo aqui, uma escola linda, com todos os recursos para umas quatrocentas crianças…são pelo menos 200 famílias que terão um lugar seguro para deixar seus filhos. Isso é muito mais do que sonhamos”. As palavras, emocionadas, foram de Renê Mioto, marido de Odete Mioto, fundadores “Creche” Menino Jesus, que nesta quarta-feira, 16, foi entregue pela Administração Municipal à população ji-paranaense.
A pequena Creche Menino Jesus, localizada na Avenida Guanabara, bairro JK, inaugurada em 1995 e cedida ao Município desde de 2000 finalmente foi transformada em um Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CMEIEF) e foi entregue à comunidade ji-paranaense nesta quarta-feira, dia 16. A Unidade de Ensino já está atendendo 196 crianças e poderá dobrar o número de vagas.
Da casa adaptada para creche pelo casal Mioto pouca coisa restou. O Centro Menino Jesus recebeu uma reforma geral, com nova pintura; a rede elétrica foi totalmente refeita com adequação às necessidades da escola e foi feita a instalação de uma subestação de energia elétrica; a rede hidráulica também foi totalmente refeita e trocado todo o encanamento; foi realizada a reconstrução de todo o murro que cerca a Unidade bem como o calçamento da Escola; as calçadas e rampas foram refeitas já totalmente adaptadas de acordo com as exigências de acessibilidade do Ministério da Educação – MEC; Todo o Centro de Ensino recebeu forro em PVC e as salas de aula receberam piso e parte da parede em revestimento de cerâmica; todas as salas de aulas e salas que servem à administração foram climatizadas e receberam móveis novos.
Foram construídas 3 novas salas de aula sendo 1 sala multifuncional com lousa digital; 1 sala de leitura/biblioteca; 1 pátio coberto; 1 área para a prática esportiva; 2 banheiros adaptados (feminino e masculino); 1 dispensa; 1 almoxarifado; 1 banheiro para funcionários; 1 refeitório; toda a parte administrativa do Centro foi construído contando agora com sala para secretaria, sala da direção, sala da supervisão e sala dos professores com copa.
A obra, cem por cento feita com recursos próprios do Município, foi orçada em aproximadamente R$ 1,3 milhão.
Só temos a agradecer a todos que, de uma forma ou de outra, participaram desta transformação, do processo de regularização e doação da Menino Jesus. Um agradecimento especial à Odete, ao Renê e a todos os membros da Associação. Agradecimento ao vereador Lorenil (Gomes PSC) que indiciou a reforma e ampliação do Centro e em nome dele a todos os vereadores de Ji-Paraná. E claro um agradecimento especial ao nosso prefeito Jesualdo Pires. Sempre falo que é um orgulho trabalhar com o Jesualdo porque ele nos permite sonhar. Que prefeito permitiria um investimento de mais de R$ 1 milhão em uma escola nos dias de hoje?”, argumento a secretária de Educação de Ji-Paraná, Leiva Custódio Pereira.
Em seu discurso na cerimônia de inauguração, o Prefeito destacou o orgulho de estar encerrando 2016 com os resultados alcançados na Educação do Município. “Estou, assim como o Renê, muito emocionado em estar aqui hoje. Essa escola começou com um sonho dele e da Odete e hoje pudemos ajudar a transformá-lo em realidade. Tem gente que não entende isso, diz que eu gasto muito com educação. Não concordo e reafirmamos que nossa prioridade é sempre educação e saúde. Temos feito muitas obras em outros setores da administração, muita pavimentação de ruas, na área do esporte, da cultura…mas educação e saúde tem que ser prioridade e graças a Deus a população entendeu isso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda SEMED 2018