sexta-feira, 10 de março de 2017

Fórum discute os rumos da educação em Rondônia



Por dois dias consecutivos, hoje, quinta-feira (9), e amanhã, sexta (10), secretários de educação de todos os municípios do Estado põem em debate os rumos que deverão tomar a educação em Rondônia em 2017 no XIV Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RO).
O evento, que está sendo realizado no auditório do Clube de Dirigentes Lojistas (CDL/Ji-Paraná), é uma parceria entre o Poder Executivo Municipal e a associação.

Entre os assuntos a serem discutidos no Fórum estão a PEC-241 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); os Planos Municipais de Cargos e Remuneração; o monitoramento e avaliação dos PME (Plano Municipal de Educação); a Educação de Jovens e Adultos – EJA em Rondônia; transporte escolar; reforma da previdência; entre outros assuntos de grande relevância para a educação no Estado.
Além das palestras estão na programação do encontro as eleições da diretoria para o biênio 2017/2018; suplente para o Conselho Estadual de Educação e Secretária Executiva.
Em seu discurso de abertura do Fórum, a secretária municipal de Educação e presidente da UNDIME/RO, Leiva Custódio Pereira destacou que cabe aos “secretários de educação, o dever de respeitar todos os conselhos de educação e seus conselheiros”, visando o fortalecimento da parceria firmada com a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Leiva ressaltou a importância dos encontros entre as duas entidades para estreitar as relações entre secretários e os conselhos municipais de educação.
Falando em nome do prefeito Jesualdo Pires, que não pode comparecer ao evento por estar em audiência com o governador Confúcio Moura na Capital, o secretário de Desenvolvimento e Relações Institucionais, Ari Saraiva deu boas-vindas a todos os dirigentes municipais de educação e lembrou da importância de fazer do aluno, da criança que está no banco escolar, o fim de todos os debates a serem realizados nestes dois dias.
“Se nós queremos formar livres pensadores não podemos nunca deixar de colocar em primeiro lugar o aluno. Aqui estão presentes todos os secretários de educação de todos os municípios do Estado. Imaginem quantos alunos estão sob a responsabilidade de vocês. São milhares de crianças que, de uma forma ou de outra, dependem das decisões, orientações que serão construídas aqui. Eu não tenho dúvida de que deste Fórum sairão decisões importantes que serão aplicadas no dia-a-dia de cada cidade, cada escola para o engrandecimento e fortalecimento da Educação em nosso Estado”, concluiu Saraiva.