quarta-feira, 28 de junho de 2017

CMAE/Ji-Paraná toma posse e escolhe presidente

                  Para ver todo o Álbum de fotos CLIQUE AQUI

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CMAE/Ji-Paraná tomaram posse hoje, quarta-feira (28), pela manhã, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os novos conselheiros permanecem no cargo até 2021, quando um novo Conselho deve ser eleito. Após a posse foi feita a escolha para a presidência do CMAE.

Os Conselhos Municipais de Alimentação Escolar são para fiscalizar os recursos federais destinados à merenda escolar e garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas instituições de ensino. A criação dos CMAEs está relacionada à descentralização dos repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério de Educação (MEC), que passaram a ser feitos diretamente aos municípios e estados sem a necessidade da realização de convênios e acordos similares, visando dar maior agilidade ao processo.
Em sua fala, a ex-presidente do CMAE Neidimar Vieira Lopes Gonzales deu boas-vindas aos novos conselheiros e lembrou da importância do Conselho para a educação e para a sociedade ji-paranaense como um todo. “Precisamos sempre lembrar que quando se fala em fiscalizar, não significa que vamos às escolas para amedrontar, impor medo, mas para auxiliar, ajudar no que for necessário para o bom andamento do processo, para que a merenda escolar continue chegando às escolas como está, com qualidade e eficiência”.
Presentes à posse, a secretaria municipal de educação, Leiva Custódio Pereira, e a superintendente geral da Semed, e na ocasião como presidente da Comissão Eleitoral do Conselho, Márcia Regina agradeceram aos que cumpriram com seus papéis junto ao CMAE e aos que estão chegando ao Conselho agora. Os agradecimentos aos que deixam o CMAE foram acompanhados de um certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados em nome da Secretaria de Educação.
Logo após a cerimônia de posse dos novos conselheiros, uma reunião rápida definiu os candidatos à presidência e vice-presidência do CMAE. A representante de pais da Escola Municipal Miriam Trajano, Maluza Gonçalves Vieira foi eleita presidente do CMAE tendo uma representante das entidades sociais e civis, Catarina Leonor Schell como vice-presidente.