quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Alunos das escolas de educação em tempo integral de Ji-Paraná agora têm armários individuais


“Para falar a verdade só vi esse tipo de armário em escolas de filme americano”. A comparação foi feita pela diretora da Escola Almir Zandonadi, Viviane Teixeira de Andrade quando da entrega feita na última terça-feira, dia 1º, de 32 armários duplos, com oito portas, que servirão aos alunos das turmas de tempo integral. O sistema realmente é comum em escolas estadunidenses, mas é novidade no interior do Estado. Mas a ideia é a mesma: oferecer um espaço individual e seguro para que os alunos possam deixar seus pertences e não precisem carregar muita coisa no trajeto de casa para a escola, uma vez que passam praticamente o dia inteiro na unidade de ensino.

Para as escolas que funcionam em tempo integral, como a Almir (localizada no bairro Novo Horizonte) e a Celso Rocco (bairro Brasil Novo) serão entregues 64 armários duplos, com oito portas, confeccionados em chapa de aço galvanizado.
Já a Secretaria Municipal de Educação (Semed), as duas escolas que estão sendo finalizadas no bairro Capelasso e o Centro Municipal Menino Jesus receberão armários próprios para TV e DVD com rodas de borracha. Também a Semed, o Conselho Municipal e outras sete escolas da Rede Municipal de Ensino receberão projetores multimídia da marca Epson.
Ao todo, o Município está investindo R$ 138.895,00 na Educação com recursos próprios.
O diferencial da aquisição destes equipamentos é que todo o processo foi feito em tempo exíguo, uma vez que foram adquiridos por meio de adesão a atas de institutos federais do Tocantins e do Espirito Santo.
O Prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) já tinha confirmado presença, mas precisou se deslocar para a Capital, Porto Velho, e não pôde comparecer à cerimônia de entrega do mobiliário, sendo representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento e Relações Institucionais (SEMDI), Ari Saraiva. A vereadora Sílvia Cristina (PDT) representou a Câmara de Vereadores no evento.

Mudança na Semed
Também esteve presente à cerimônia de entrega dos mobiliários às escolas municipais a professora Márcia Regina de Souza, que assumiu desde o último dia 26 a Pasta da Educação interinamente. Vereadora por dois mandatos consecutivos, Márcia Regina estava atuando na Superintendência Geral da Semed desde o início do ano.
“Sou grata ao prefeito Jesualdo Pires pela confiança de eu estar exercendo esse serviço agora à frente da Educação de Ji-Paraná. Estamos entregando esse mobiliário aqui hoje para mostrar para a sociedade como é que o Município está aplicando o dinheiro dos nossos impostos”, explicou a secretária interina, ao anunciar ao corpo docente da Almir Zandonadi que a Semed está reelaborando a Lei de Educação de Tempo Integral e que ainda neste mês de agosto as escolas serão convidadas a escolher o nome do projeto de educação de tempo integral de Ji-Paraná e o desenho para a logomarca oficial.