terça-feira, 29 de agosto de 2017

Motoristas e monitores do Transporte Escolar Municipal recebem capacitação sobre trânsito, legislação e Estatuto da Criança e do Adolescente




A parceria entre a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, e a Universidade Aberta do Brasil – UAB polo de Ji-Paraná tem obtidos excelentes resultados na formação de servidores municipais. No último sábado, dia 26, motoristas e monitores que atuam no transporte escolar do Município participaram de mais uma formação visando, sempre, a qualidade no serviço prestado à comunidade estudantil.

De acordo com Antônio Marcos Gross, superintendente Geral de Apoio Técnico da Semed, este é o segundo encontro para formação de motoristas e monitores realizado pela Semed/UAB este ano. Para esta formação, seus representantes buscaram parceria também com a Polícia Rodoviária Federal – PRF e Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, que cederam os profissionais que ministraram palestras em áreas específicas como trânsito e parte da legislação pertinente ao tema.
Os policiais rodoviários federais Moisés Oliveira e Ângela Brôndolo discorreram sobre Noções Básicas de Legislação e Direção Defensiva, com ênfase especificamente na importância de “cada servidor conhecer seu papel dentro do transporte escolar para garantir segurança às crianças com mais eficiência”, como explicou Brôndolo.
“Essa formação, além de levar os motoristas e monitores a refletirem sobre os problemas do trânsito, também condiciona o comportamento seguro e defensivo para evitar acidentes, orientando, fazendo ampliar e sugerindo mudanças, inclusive na engenharia de trânsito”, completou o policial Oliveira.
Parceira constante das formações realizadas pela UAB, a psicóloga Margareth Porto, servidora da Semas, abordou o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA destacando a importância do cuidado com as crianças, os direitos delas e as situações que precisam ser observadas no dia a dia, como maus tratos, abusos sexuais, pornografias entre outros.

Benefício pedagógico
“Essa formação para os motoristas e monitores tem como objetivo ampliar o conhecimento para se atingir a qualidade em educação, uma vez que todos são corresponsáveis pela educação. Conhecer a responsabilidade na condução dos estudantes pode contribuir na aprendizagem dos mesmos”, argumentou Márcia Regina de Souza, secretária Municipal de Educação interina.
Para o motorista Juranir Marques essa formação faz com que se amplie o conhecimento e ajuda a lidar com os alunos, inclusive aprendendo a abordar as crianças no dia a dia. “Buscar conhecimento para ajudar na disciplina na escola e dentro do ônibus é muito importante para nós”, completou a monitora Maria Aparecida Silva Paula.
A Semed e a UAB já realizaram formações para Auxiliares de Serviços Gerais, Zeladores e Agentes de Vigilância. Para setembro já está prevista uma formação para todos os estagiários da Rede Municipal de Ensino.
 Fonte: Gecom Semed/UAB-Ji-Paraná