sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Reforma: Miriam Trajano ganha novos espaços para a Educação Infantil



O Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental Professora Miriam Trajano Lopes acaba de passar por uma grande reforma e hoje, sexta-feira (25), aconteceu a cerimônia de entrega de mais esta obra da Prefeitura de Ji-Paraná à comunidade. A reforma contou com a parceria feita pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) com as secretarias Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Meio Ambiente (Semeia) e de Desenvolvimento e Relações Institucionais (Semdi).
Em anos anteriores, a Miriam Trajano Lopes, localizada no bairro Dom Bosco, já havia sido beneficiada com pequenas reformas, a instalação de uma subestação de energia elétrica e a implantação de um parquinho completo em polipropileno. Agora, a escola passou por uma grande reforma, que incluiu uma pintura geral e a adequação e otimização dos espaços próprios à Educação Infantil, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Educação – MEC.

O Centro de Ensino Infantil, que tem hoje 235 crianças matriculadas, ganhou um Ateliê de Artes, uma Sala de Leitura, uma Sala de Movimento e ainda terá, até o final do ano, uma Sala de Música e um Parque Sonoro. Uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente otimizou um espaço externo com pneus e o plantio de plantas ornamentais e árvores. Um antigo depósito foi readequado para funcionar como uma sala para a Coordenação Pedagógica e portas e janelas foram trocadas, assim como algumas fechaduras das portas para melhorar a segurança das salas. Os banheiros da Unidade de Ensino também foram reformados e adequados à Educação Infantil.
Todo a obra foi feita com recursos próprios da Prefeitura na ordem de R$ 50 mil e com mão-de-obra de uma equipe de servidores da Semosp, com supervisão do secretário da Semdi, Ari Saraíva.
A diretora do Centro, Rita de Cassia Paio, em sua fala, homenageou a equipe da escola pelo desempenho e ao prefeito Jesualdo Pires pelo atendimento às reformas necessárias na Miriam Trajano para a perfeita adequação a um novo sistema educacional que está sendo implantado. “Agradecemos ao Prefeito (Jesualdo Pires), que tem sempre atendido aos nossos pedidos, principalmente nesse momento em que estamos saindo de um sistema tradicionalista e implantando o construtivismo, e sem estes espaços didáticos que foram implantados não seria possível”.
“É com muita alegria e com essa determinação que a gente faz a Educação na cidade de Ji-Paraná. Só temos gratidão por todas as pessoas que fazem parte deste trabalho. A Rita, ao prefeito Jesualdo Pires, por esta experiência no Poder Executivo. Quando a gente sabe o que veio fazer no mundo, a gente trabalha com felicidade e essa felicidade eu tenho sentido, tenho visto trabalhando aqui na Educação de uma forma geral. As pessoas trabalham aqui com propósito e por isso tem dado tão certo”, disse a secretária de Educação interina, Márcia Regina de Souza, ao lembrar que este foi o primeiro compromisso oficial dela ao lado do Prefeito como titular da Pasta da Educação.
Já o Prefeito, destacou que com esta já são 26 escolas que receberam obras, desde pequenas reformas, grandes reformas a verdadeiras reestruturações com construções de salas de aula, pátios, quadras esportivas, entre outros.
“Provavelmente as crianças aqui presentes sequer estejam entendendo o que estamos falando, mas certamente elas sabem que estão num ambiente mais gostoso, mais aconchegantes, mais verde. Apesar de todas as dificuldades que todos nós passamos, que o Brasil tem passado, nós, aqui em Ji-Paraná, estamos fazendo a diferença. Com essa obra aqui acredito que já são mais de 200 obras que executamos em Ji-Paraná. Já estamos atingindo quase a marca de cem quilômetros de pavimentação. E isso tudo é fruto do trabalho de pessoas compromissadas com o Município, pessoas como o Ari (Saraíva, da Semdi), a Márcia Regina, a diretora Rita, os professores, os servidores da Semosp que fizeram e tem feito um trabalho importante, enfim, todos que, de uma forma ou de outra, nos tem ajudado a fazer de Ji-Paraná uma cidade melhor para se viver”, finalizou Jesualdo Pires.
Estiveram presentes à cerimônia de entrega da obra no CEMEIEF Miriam Trajano o ex-senador da república Alcides Paio, os vereadores Izaias Arnica (PSB), Lorenil Gomes (PTB), Du Galdino PSDB), Obadias Ferreira (DEM) e a vereadora Maria Aparecida Fernanda Castro (PV).