terça-feira, 15 de agosto de 2017

Tudo definido para a Semana da Pátria e o 7 de Setembro


“Brasil de Todas as Artes”. Esse é o tema oficial do Desfile de 7 de Setembro deste ano em Ji-Paraná. Todos os detalhes das comemorações alusivas à Semana da Pátria e ao Desfile propriamente dito foram definidos na manhã de hoje, terça-feira (15) pela Comissão organizadora da Semana da Pátria. Seguindo a tradição de realizar o evento alternadamente entre os dois Distritos da cidade, este ano o Desfile de 7 de Setembro acontece no Segundo Distrito, no início da Avenida Brasil.

A Comissão Organizadora da Semana da Pátria é composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e um representante das fanfarras.
De acordo com a programa definida na reunião, no dia 1º de setembro, sexta-feira, acontece a abertura oficial da Semana da Pátria no Batalhão Tiradentes, com Ato Cívico/Militar e a presença de autoridades do Munícipio; à noite, a partir das 19 horas, no Ginásio de Esportes Gerivaldo José de Souza, o Gerivaldão, deve ser realizado o 8º Festival de Fanfarras de Ji-Paraná, que este ano, segundo o organizador do evento, Braz Fernandes, contará com a participação de 10 fanfarras, sendo duas de fora da cidade (Ariquemes e Rolim de Moura).
No dia 4 de setembro, segunda-feira, o Ato Cívico da Semana da Pátria acontecerá na Escola Militarizada Tiradentes; no dia 5, terça-feira, é a vez do Palácio Abel Neves, sede da Administração Municipal, realizar o Ato Cívico; no dia 6, quarta-feira, o Ato Cívico será realizado na Escola Municipal Adão Valdir Lamota.

Desfile
O Desfile de 7 de Setembro está marcado para ter início às 8 horas. O palco reservado às autoridades será montado entre a Rua cascalheira e a Avenida Brasil. A concentração das escolas acontece na própria Avenida Brasil e transversais desde a Rua T-5 em direção ao início da Avenida, ou seja, em direção contrária à sua direção de tráfego.
De acordo com Ana Martins Papa, presidente da Comissão Organizadora, alunos de mais de 30 escolas, das redes Municipal e Estadual de ensino, devem participar do Desfile, além de instituições privadas como a APAE/Ji-Paraná e a Escola Família Agrícola – EFA.
Sete fanfarras estarão intercaladas aos pelotões das escolas. Este ano, ainda segundo Ana Papa, a recomendação feita às escolas é de que não haja apresentações em frente ao palco, o que exige o recuo das fanfarras e o aumento do tempo do Desfile.
“Estamos seguindo uma tendência de diminuir o tempo do Desfile em respeito tanto às crianças quanto ao público, uma vez que esta época do ano é sempre muito quente. Mas creio que a não realização de apresentações não deve diminuir o brilho e a beleza do Desfile, pois todas as escolas estão preparando suas apresentações, cartazes, fantasias temáticas”, explicou a presidente da Comissão Organizadora.