quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Seminário: parcerias transformam plantações em uma grande sala de aula ao ar livre

               Para ver todas as fotos do Álbum, CLIQUE AQUI

As ruas de café, os canteiros das hortaliças, a beira da represa e até o curral do Centro de Treinamento da Emater/RO, Centrer, de Ouro Preto do Oeste viraram salas de aula para os mais de 200 participantes do 5º Seminário de Educação do Campo de Ji-Paraná no último dia do evento, quarta-feira, dia 9. Engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos da Emater e da Ceplac se desdobraram para repassar aos professores, estudantes e técnicos ligados à educação do campo da Rede Municipal de Ensino e de outros órgãos do Estado um pouco de suas experiências com a agricultura, a pecuária e a piscicultura voltadas à agricultura familiar.

Dia de Campo para os técnicos, agrônomos e veterinários da Emater e Ceplac, oficinas para os participantes ligados à educação. A nomenclatura pouco importou. O que valeu mesmo foi o vasto “know-row” dos profissionais e da boa vontade em repassá-lo aos participantes do Seminário. Mesmo debaixo de um sol escaldantes, a parceria firmada entre Emater, Ceplac e Semed rendeu bons frutos.
Técnicas de plantio, adubação, poda e colheita do maracujá, do cacau, do café, da goiaba, da banana e de hortaliças; a criação de aves para corte e postura; a criação de bovinos no sistema de pastejo rotacionado para a produção de leite; a criação de suínos para engorda; e a criação de peixes nativos de água doce em cativeiro. Tudo isso foi repassado pelos agrônomos da Emater Gilmar Vieira Rodrigues (maracujá), José Edilson de Andrade e Bruna Luciene Temponi (piscicultura), Jurandyr Batista de Mesquita (hortaliças) e Renata Vilas Boas (café); pelos técnicos da Emater e Ceplac Persival Santos de Oliveira (cacau), Alan Viana Rodrigues (goiaba); e pelos médicos veterinários Erlan Pereira (suínos e aves), Vinicius Oliveira Cruz e Amâncio Estevão Neto (bovinocultura).
Em sua fala de encerramento do 5º Seminário de Educação do Campo, a secretária de educação interina, Márcia Regina de Souza destacou a parceria com a Emater e a Ceplac, nas pessoas de Antônio de Assis Soares Furtado, gerente regional da Emater, e do administrador do Centrer, João Vilmar Rabelo.
Fechando com chave de ouro o Seminário, o próprio gerente regional proferiu uma pequena palestra sobre o Plano Safra da Agricultura Familiar para 2017/2018 e sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf. Na ocasião, Rabelo falou sobre os valores disponíveis à agricultura familiar e quem seriam os beneficiários deste fundo.

Ampliação do Educampo
“De uma forma geral, os participantes gostaram muito da proposta do Seminário deste ano. A questão da auto-organização, desenvolvida pelos professores do Projeto Educampo também foi muito bem recebida. Eles também acharam muito rica a questão das oficinas, de ver, conhecer na prática o que geralmente é visto na teoria. Muitos educadores não tinham conhecimento da riqueza do espaço do Centrer”, explicou a coordenadora de Educação do Campo da Semed, Janete de Araújo Pereira ao lembrar que o Projeto Educampo deve ser ampliado para mais duas escolas da Rede Municipal de Ensino até o final do próximo ano. Hoje, o Educampo já é uma realidade em quatro das noves escolas da área rural de Ji-Paraná.