segunda-feira, 11 de setembro de 2017

7 de Setembro: nota 10 para o Desfile, nota 10 para o patriotismo

                 Para ver todo o Álbum de Fotos CLIQUE AQUI

É fácil demonstrar amor pela Pátria quando tudo vai bem, quando a temperatura está amena, quando a economia está em alta, quando a política está fluindo…difícil é declarar o mesmo apreço à “Mãe Gentil” em tempos de dificuldades, com a economia em crise, com o sol escaldante, com escândalos na política. Em condições adversas, ir as ruas e marchar no Dia da Independência torna-se mais que um dever de cidadão. Passa a ter um sentido maior. É como que um gesto de esperança, esperança em tempos melhores para o Brasil.
Foi com esse pensamento de esperança, de fé na Nação que mais de 30 escolas e mais de mil pessoas, entre estudantes, professores, diretores e até pais de alunos desceram a Avenida Brasil, em Ji-Paraná, no último dia 7 de Setembro.

“O Desfile foi impecável”, segundo a Comissão Organizadora da Semana da Pátria. As escolas municipais e estaduais vestiram as cores da Bandeira Brasileira para mostrar ao público, um grande público, toda a arte que o Brasil tem de melhor. Pinturas de artistas brasileiros, poemas de autores nacionais e locais, homenagens aos artistas da dança e da música de todas as regiões brasileiras.
Destaque para a Escola Tupi, que trouxe uma mini fanfarra com instrumentos feitos de materiais recicláveis; para a Escola Família Agrícola – EFA, que homenageou o poeta nordestino com alma de ji-paranaense Francisco de Melo; para a Escola Tupã, que mesclou alunos índios e não-índios em uma ala que falava sobre a arte indígena; para a Escola Jandinei Cella, que conseguiu a adesão dos pais de alunos e formou uma ala toda deles; para a Escola Adão Valdir Lamota, que trouxe membros de uma quadrilha junina, com os personagens Lampião e Maria Bonita; para a Escola Marcos Bispo da Silva, que montou em plena avenida um quadro enorme com a releitura ao estilo de Romero Britto do famoso quadro Abaporu, da artista brasileira Tarsila do Amaral; entre tantos outros.

Agradecimentos
“O desfile deste ano foi maravilhoso. Todos os anos têm sido lindos, mas este ano foi especial, talvez mesmo pelo momento delicado por que passa o País. Veja que enquanto outros municípios de mesmo porte ou até maior que o nosso reuniu 15, 18 escolas, nós trouxemos praticamente todas as nossas, uma vez que desde que implantamos o sistema de alternância entre os Distritos, a prioridade é a participação da escola localizada no Distrito em que será realizado o Desfile. Mas compareceram escolas dos dois Distritos, da área rural, do Município, do Estado, escolas da Rede Privada…foi realmente muito lindo essa demonstração de civismo, essa aula de patriotismo que Ji-Paraná proporcionou a todos este ano”, disse Ana Maria Martins Papa, Superintendente de Gestão da Secretaria Municipal de Ji-Paraná – Semed e presidente da Comissão Organizadora, ao agradecer a participação de “todos os diretores, supervisores, professores, enfim, todos os servidores” na homenagem à Semana da Pátria.