quarta-feira, 6 de setembro de 2017

7 de Setembro: Lamota dá 'aula' de patriotismo; tudo pronto para o Desfile



O último Momento Cívico que antecede o Desfile de 7 de Setembro, realizado na Escola Municipal Adão Valdir Lamota, nesta quarta-feira(6), foi uma verdadeira aula de cidadania e patriotismo. Apesar de pequeninos e de a escola estar localizada em uma área cuja comunidade é tida como de alto risco social, os alunos da Educação Infantil emocionaram os membros da Comissão Organizadora da Semana da Pátria e a própria secretária municipal de Educação interina, Márcia Regina de Souza.

“A mais bela execução dos Hinos Nacional e de Ji-Paraná que ouvimos nos últimos anos, entoados em alto e bom tom e com muita emoção”, comentaram alguns membros da Comissão Organizadora. Os elogios se estenderam também para a organização e a disciplina dos alunos durante todo o Ato Cívico. “Certamente nos fez refletir que talvez para que tenhamos organização e disciplina dentro das escolas públicas não necessitemos de abrir mão da presença de organismos de natureza repressiva, ostensiva nas unidades educacionais, mas simplesmente de boa vontade e de liberdade para que nossos profissionais em educação possam definir regras e limites para cada instituição de acordo com as suas necessidades, suas realidades. Parece que o caminho é o oposto ao que se desenha, diminuir a influência verticalizada do Estado nas decisões da escola e não ampliá-la”, argumentou parte da Comissão.
“Vocês cantaram os Hinos do Brasil e de nossa cidade lindamente. Quero cumprimentar o diretor de vocês, o Cristiano (Terto) pelo belíssimo trabalho que tem desenvolvido aqui, juntamente com seus professores e equipe técnica. Não tive como não pensar que juntos podemos fazer essa Educação possível”, agradeceu a secretária Márcia.

Desfile
Amanhã, dia 7, a partir das 8 horas acontece o Desfile de 7 de Setembro. Seguindo a tradição de alternância entre o 1º e o 2º Distrito da Cidade, este ano o desfile será realizado no início da Avenida Brasil, sendo o palco montado na confluência da Avenida com a Rua Cascalheira. Pelo menos 30 escolas devem desfilar, trazendo alusões ao tema do Desfile “Brasil de Todas as Artes”. Também a exemplos de anos anteriores, entidades públicas, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, e privadas, como a APAE/Ji-Paraná se apresentarão ao público no dia mais importante para todo cidadão brasileiro, o Dia da Independência do Brasil.