terça-feira, 5 de setembro de 2017

Semana da Pátria: demonstração de cidadania e amor ao Brasil

A Abertura Oficial da Semana da Pátria aconteceu no Batalhão Tiradentes
Desde a última sexta-feira, dia 1º de setembro, Secretaria Municipal de Educação – Semed, Coordenadoria Regional de Ensino – CRE, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Autarquia Municipal de Trânsito – AMT, autoridades civis e militares, estudantes, sociedade civil organizada, enfim, toda comunidade ji-paranaense vive a Semana da Pátria, respira cidadania por meio dos momentos cívicos.

A abertura oficial da Semana da Pátria aconteceu no dia 1º de setembro, em uma solenidade cívico/militar na sede da Polícia Militar em Ji-Paraná, o Batalhão Tiradentes. Além de autoridades civis e militares, duas escolas, uma da Rede Municipal de Ensino e outra da Rede Estadual, representaram os alunos do Município.
Na segunda-feira, foi a vez da Escola Tiradentes, antiga Escola Júlio Guerra, fazer as honras e homenagens à Pátria, com hasteamento das Bandeiras e entoação dos Hinos Nacional, à Bandeira, e o Céus de Rondônia.
Hoje, terça-feira, a cerimônia foi na sede do Poder Executivo, o Palácio Abel Neves. Uma vez mais foi lembrada a proclamação da independência do Brasil feita por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, ocasião em que o País se tornou independente de Portugal, no ano de 1822.
Amanhã, quarta-feira, dia 6, é a vez da Escola Municipal Adão Valdir Lamota fazer as honras em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. A partir das 8h30min autoridades civis e militares, bem como os integrantes da Comissão Organizadora da Semana da Pátria devem se reunir na Escola, localizada no bairro JK, 2º Distrito de Ji-paraná.
As comemorações da Semana da Pátria se encerram, como de costume, com o Desfile de 7 de Setembro, na quinta-feira, dia 7. Com o tema “Brasil de Todas as Artes”, pelo menos 30 escolas, das redes Municipal e Estadual, fanfarras e entidades privadas desfilam em frente ao palco no início da Avenida Brasil em um ato de cidadania e amor à Pátria. 

O 8º Festival de Fanfarras de Ji-Paraná reuniu cinco fanfarras no Gerivaldão

Festival de Fanfarras
O já tradicional Festival de Fanfarras foi outro evento que abrilhantou as comemorações da Semana da Pátria. No último sábado, dia 2, cinco fanfarras se apresentaram no Ginásio de Esportes Gerivaldo José de Souza, o Gerivaldão e encheu os olhos e ouvidos dos mais de 2 mil espectadores.
Este ano, em sua 8ª edição, de acordo com o organizador do evento, Braz Fernandes, foram cinco fanfarras a se apresentarem, a maior delas, a da Escola Estadual Aloísio Ferreira, que trouxe para a quadra 112 integrantes. A fanfarra da Escola Marechal Rondon se apresentou com 45 integrantes; a fanfarra da Escola JK com 45 integrantes; a Banda Marcial Colisão, da Escola 13 de Maio, com 38 integrantes; e a Fancap – Fanfarra Candido Portinari, de Rolim de Moura, se apresentou com 50 integrantes.
Além das fanfarras, o cantor Júlio, da Escola Tupã se apresentou tocando moda de viola e o cantor Welinton, da escola JK, se apresentou tocando músicas sertanejas. Houve também uma apresentação cultural de boi-bumbá e a estudante Sara encantou o público ao encerrar o evento cantando um hino de louvor intitulado Oleiro.
“O festival do ano passado foi bom, mas este foi o melhor de todos. Todos os anos o evento cresce em qualidade e a cada ano atrai maior público. Só temos a agradecer ao apoio da Prefeitura de Ji-Paraná, do Laboratório Biomed e a direção da Escola JK, que cedeu o alojamento para os integrantes da fanfarra que veio de fora do Município. Deu muito trabalho para organizar, mas valeu a pena”, disse Braz.
A secretária de Educação interina, Márcia Regina de Souza e o vereador Jhony Paixão (PRB) prestigiaram o Festival de Fanfarras, assim como integrantes da Comissão Organizadora da Semana da Pátria.