terça-feira, 31 de outubro de 2017

Semana da Educação tem programação até dia 3


 O Auditório do Instituto Federal de Rondônia – IFRO/Campus de Ji-Paraná amanheceu tomado por educadores, técnicos e alunos das escolas públicas da Rede Municipal de Ensino e por acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia – Unir/Campus Ji-Paraná. É o segundo dia da Semana da Educação 2017. O evento é realizado anualmente desde 2013 pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação - Semed, quando foi aprovado por Lei na Câmara de Vereadores. Este ano concomitantemente acontece também o IV Seminário de Educação Inclusiva, evento realizado em parceria com a Unir/Ji-Paraná.

A cerimônia de abertura da Semana da Educação aconteceu na noite da última segunda-feira, dia 30. Já na primeira noite, após algumas apresentações culturais, o palestrante Claudir Mata Magalhães de Sales apresentou a palestra “O Reflexo das Mudanças Políticas no Financiamento da Educação”.
Hoje, terça-feira, 31, quem abriu os trabalhos foi a professora e psicopedagoga da Universidade São Braz, de São Paulo/SP, Wania Boer para falar aos mais de 400 participantes sobre “Inteligências Múltiplas: um recurso para a descoberta das potencialidades”. Em sua oratória, Boer traduziu os trabalhos do psicólogo Howard Gardner e de seus colaboradores da Universidade Havard, que, resumidamente, diz que a inteligência acadêmica, aquela obtida através dos sistemas educacionais, não pode ser fator decisivo para determinar a Inteligência de uma pessoa. Seriam oito os tipos de inteligências propostas pela teoria de Gardner, que colocaria, por exemplo, Eistein e Messi no mesmo patamar, gênios, mas cada um com um tipo de inteligência específica.
Ainda hoje estava programada a Exposição de Banners e uma última palestra, tendo como palestrantes técnicos da União Nacional dos Dirigentes Municipal de Educação – UNDIME e como mediadora a presidente da Comissão Organizadora da Semana da Educação e técnica da Semed, Helen Maciel da Silva com o tema: “Plano de Carreira”. Na sequência da programação acontece a Comunicação Oral, com Grupos de Trabalhos debatendo temas como: Educação, Alfabetização e Letramento; Educação Étnico-Racial, Especial e Inclusiva; História, Memória e Diversidade; entre outros.
Amanhã, quarta-feira, dia 1º de novembro, estão programadas palestras sobre “O Futuro do Professor”, com João Ramao e “Possiblidades Pedagógicas dos Dispositivos da Lei 11645/08 na Efetivação do Currículo Escolar”, com a palestrante Josélia Neves. Logo em seguida, por volta das 11 horas, deve acontecer a avaliação da Semana da Educação e proposição para 2018.
O último dia da Semana da Educação acontece no próximo dia 3, sexta-feira, nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
“A Semana da Educação é como se fosse uma vitrine. Os professores podem vir para compartilhar suas experiências exitosas, fazer relatos de experiências, além de poder ter contato com temas que eles precisam muito ficar a par, como por exemplo, ontem foi discutida a conjuntura política nacional e o reflexo de tudo que tem ocorrido no País na educação. Quando organizamos este evento, tentamos incluir tudo que é importante para o professor, para a comunidade escolar”, explicou Helen Maciel, ao destacar a importância da parceria com a Unir e com o Ifro para a realização da Semana da Educação.
Já a secretária municipal de Educação interina, Márcia Regina de Souza em sua fala na cerimônia de abertura destacou que “na Semana da Educação nós refletimos nossa vivência, nossas práticas educacionais objetivando entrar com novos ares, novos espíritos para o ano vindouro. Tivemos temas de grande importância, como o cenário político nacional, como atingir metas da Educação sem recursos federais, como os royalties do Fundo Social do Pré-Sal. Também não podemos esquecer do caráter científico da Semana da Educação, com a produção dos nossos professores, a produção científica, que é o momento em que o professor que pouco escreve tem para refletir e colocar em linhas gerais a produção de seu trabalho, ora por banner, ora por artigos e apresentação oral”. A secretária agradeceu a presença do prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, que prestigiou o evento hoje pela manhã.