sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Educampo é homenageado com Moção de Aplausos



Pouco mais de um ano depois, professores, gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação – Semed envolvidos com o Projeto Educampo, voltam ao Plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná para, desta vez, receberem uma homenagem em forma de Moção de Aplausos pelos serviços prestados à Educação do Município. De propositura da vereadora Cláudia de Jesus, o reconhecimento público recebido hoje, sexta-feira, 27, vem prestigiar os servidores que acolheram e que muito se esforçaram para tornar o Projeto Educampo uma realidade.

As orientações estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação do Campo, no que se refere à responsabilidade do Sistema de Ensino, motivou a Secretaria de Educação de Ji-Paraná a propor medidas de adequação das escolas do campo, uma vez que utilizava, e ainda utiliza em algumas unidades, a mesma metodologia de ensino adotada pelas escolas urbanas.
O Projeto Educampo está vinculado diretamente à Superintendência de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e, através da Coordenadoria de Educação do Campo e da Comissão de Implantação do Projeto Educampo, realiza a assessoria necessária e o acompanhamento pedagógico junto aos gestores, ao corpo docente, técnico, administrativo e pedagógico das instituições participantes, bem como, junto à comunidade escolar, possibilitando o desenvolvimento de uma proposta de trabalho séria e eficaz, fundamentada no princípio da gestão democrática e da equidade, trazendo contribuições significativas a todos os envolvidos nesse processo.
O ano letivo de 2016 foi marcado pela implantação gradativa dessa nova proposta nas instituições de ensino da Rede Municipal da área rural. O Projeto Educampo, até então tratado apenas como projeto-piloto, foi implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bárbara Heliodora (localizada na 4ª Linha da Gleba G) e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pérola (Linha 98 – Setor Riachuelo), tendo sido todos os envolvidos cientes de que este processo de implantação envolveria adequações quanto ao quadro de pessoal e na estrutura organizacional da Instituição, articulando a prática pedagógica, compreendendo os tempos e espaços específicos, contribuindo na implementação das políticas da Rede Municipal e ampliando a concepção de Educação do campo, de avaliação e de formação em serviço.
Ainda em junho de 2016, o Plenário da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná colocou à apreciação, votou e aprovou por 14 votos o Projeto de Lei nº 3508/2016 do Executivo Municipal que implantou, oficialmente, o “Projeto Educampo com a metodologia da Pedagogia da Alternância nas escolas do campo da Rede Municipal de Ensino”
Este ano, 2017, o Projeto Educampo foi implantado também nas escolas Professor Edson Lopes (Linha 20 – Setor Itapirema) e Nova Aliança (Linha 86 – Setor Riachuelo).
Para 2018, mais duas escolas da Rede Municipal de ensino devem aderir ao Projeto Educampo, a Irineu Antônio Dresh (Linha 128, Setor Riachuelo) e a Antônio Prado (Linha 206 – Setor Ouro Preto).

Momento histórico
“É uma homenagem muito singela, mas muito valorosa que nós, vereadores, entregamos a vocês hoje. Nós reconhecemos o Projeto Educampo como algo que realmente faz a diferença aqui em Ji-Paraná. O que está sendo plantado aqui em nosso Município é uma educação de qualidade voltada para o campo, pensada para o campo…estamos plantando uma Educação melhor para nossos filhos, um campo melhor, uma cidade melhor e um país melhor”, disse a vereadora Cláudia de Jesus em sua fala na Plenária, ao destacar que “poucas pessoas são tão ousadas para trabalhar com um projeto grandioso como este como o prefeito Jesualdo Pires está fazendo em Ji-Paraná”.
Já a secretária municipal de Educação interina, Márcia Regina de Souza agradeceu a iniciativa da vereadora Cláudia de Jesus, em nome de todos os servidores da Semed, e falou da “alegria de fazer parte desta história exitosa que foi a criação e a implantação do Projeto Educampo nas escolas rurais de Ji-Paraná, desde o primeiro momento, no primeiro Seminário de Educação do Campo, sempre tudo muito democrático, muito bonito, nada foi imposto, tudo foi um processo muito construtivo”, explicou a secretária, ao lembrar que é um orgulho para ela fazer parte desse “momento histórico, que nos convida a viver essa prática do Educampo em nossas vidas”.
Em nome do prefeito Jesualdo Pires, Ari Saraiva, secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, agradeceu a presença de todos os servidores e da homenagem feita pela vereadora Cláudia de Jesus, destacando que o Projeto Educampo, “há muito já rompeu com as fronteiras do Estado e já aponta como um projeto referência no Norte do Brasil, graças”, segundo ele”, à determinação, “não só do Prefeito (Jesualdo Pires), mas de todos os servidores envolvidos, desde o pessoal de apoio, passando pelos técnicos da Semed, gestores, professores e os pais dos alunos, porque ninguém é bom sozinho. O Educampo é uma batalha, uma conquista de todos nós”.
Além das autoridades já citadas, estiveram presentes ao Plenário da Câmara os vereadores Obadias Ferreira (DEM) e Izaias Arnica (PSB).