quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Ji-Paraná abre oficialmente o Ano Letivo 2018 e anuncia a instalação do Aplicativo do Professor

A secretária Márcia Regina deu boas-vindas aos gestores das 32 unidade de ensino

Técnicos da Semed irão às escolas para instalar o app nos celulares dos professores

Nesta quarta-feira (07), na cerimônia de Abertura do Ano Letivo 2018, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação - Semed, além das boas-vindas aos servidores de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, também realizou a entrega simbólica de materiais de uso permanente adquiridos com recursos próprios e o lançamento do Aplicativo do Professor, um app que poderá ser instalado no celular dos professores do Município para que eles possam acessar o programa Educar-Lex e, entre outras funções, fazer a chamada das turmas em tempo real direto do aparelho.


Entrega de material
Para suprir as necessidades das 30 unidades de ensino e das duas novas unidades localizadas no bairro Capelasso, que serão entregues àquela comunidade ainda este mês, foram adquiridos computadores, aparelhos de ar-condicionado, cadeiras, bebedouros, aparelhos eletrodomésticos para as reequipar as cozinhas, fogões industrias, freezers, refrigeradores, mesas, armários, entre outros itens. Todo esse material, que já está sendo entregue nas escolas, somam perto de R$ 1 milhão.
As duas novas unidades de ensino do Capelasso, a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Moisés Umbelino e o Centro Municipal de Educação Infantil Felipe Anselmo de Abreu, terão capacidade para atender até 630 alunos.

Aplicativo do Professor
Desde 2016, a Secretaria de Educação de Ji-Paraná conta com um programa online de gestão educacional. O Educar-Lex é um sistema disponibilizado às unidades de ensino da Rede Municipal que serve para fazer o acompanhamento de toda a vida escolar dos alunos, desde a matrícula até o registro do Diário (com lançamento de notas, conteúdos aplicados e faltas). O programa possibilita também que os gestores emitam o histórico escolar de cada aluno e a transferência dele caso necessário. A critério de cada escola, os dados dos alunos podem ser acessados pelos pais, que podem acompanhar o desempenho dos filhos. Todos os dados das escolas e dos alunos podem ser acessados pelos técnicos da Semed em tempo real, possibilitando o levantamento de dados estatísticos como o senso escolar.
Até meados do ano passado, o professor tinha que fazer a atualização dos dados no programa pelos computadores das escolas. Porém, entre novembro e dezembro de 2017 foi testado em três escolas da Rede Municipal, duas da área urbana (Jamil Vilas Boas e Jandinei Cella) e uma da área rural (Ulisses Matosinho) o Aplicativo do Professor. Aprovado por professores das três escolas, o app roda em aparelhos com sistema operacional Android e funciona como um atalho ao Educar-Lex.
Técnicos da Semed estarão nas escolas a partir da próxima semana para fazer a instalação do aplicativo para os professores. Com o aplicativo instalado no celular, o professor pode, entre outras funções, fazer a chamada dos alunos em sala de aula.
“O Aplicativo do Professor é um atalho do Educar-Lex. É um recurso a mais disponibilizado aos professores. Às vezes os computadores das escolas estão ocupados e o professor, tendo o aplicativo instalado em seu aparelho de celular, pode, por exemplo, lançar as faltas em tempo real, na própria sala de aula com muito mais facilidade”, explicou Roseli Guzen, coordenadora do Núcleo Tecnológico Municipal.
“É com muita alegria que saúdo a todos vocês, gestores e nossa equipe técnica. Fizemos muito e ainda temos muito a fazer pela educação de nosso Município. Fizemos este ano a adesão ao Programa Mais Alfabetização e teremos novas ações para desenvolvermos nas escolas. Ampliamos, por enquanto, quase mil novas vagas na Rede, enfim, temos novos desafios, novos objetivos a alcançar, mas confio plenamente em cada um de vocês nesse comprometimento que todos nós temos com a educação de Ji-Paraná”, enfatizou a secretária interina de Educação, Márcia Regina.
Estiveram presentes à cerimônia, o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, Ari Saraiva, representando o prefeito Jesualdo Pires e o vereador Izaias Arnica (PSB), representando a Câmara de Vereadores de Ji-Paraná.