terça-feira, 6 de março de 2018

Prefeitura entrega duas escolas no Capelasso



Hoje, segunda-feira (5), a Prefeitura de Ji-Paraná abriu as portas de mais duas unidades escolares para o atendimento de mais de 600 crianças. Trata-se da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Moisés Umbelino e o Centro Municipal de Educação Infantil Felipe Anselmo de Abreu, ambas localizadas no Residencial Capelasso, Linha 94, 2° Distrito.

A Escola Moisés Umbelino tem uma área construída de 854m², com seis salas de aula - e mais uma sala de aula funcionando como extensão no Centro Felipe Anselmo, parque de areia, biblioteca, salas administrativas (direção, supervisão, professores), sala de informática, cozinha e banheiros. A Escola oferecerá vagas para 410 alunos do 1º ao 5º ano (Ensino Fundamental) nos períodos matutino e vespertino.
Já o Centro de Educação Infantil Felipe Anselmo conta com uma área construída de 1.323m², com 5 salas de aula com capacidade de ofertar vagas para 225 alunos e mais uma sala cedida à Escola Moisés Umbelino para uma turma de 1º ano (50 alunos nos dois turnos). O Centro Felipe Anselmo tem sala de movimento, dois ateliês (um de artes e outro de música), parque de areia, salas administrativas, cozinha e banheiros.
Juntas, as duas escolas do Capelasso têm capacidade para receber 635 alunos. As unidades de ensino foram cedidas ao Município pelo Fundo de Arrendamento Residencial – FAR, da Caixa Econômica Federal. Foram investidos mais de R$ 400 mil em móveis, equipamentos e climatização para deixar as escolas totalmente funcionais, sendo que grande parte desse montante foram recursos do próprio Município.
A cerimônia de inauguração das duas unidades foi carregada de emoção por causa da presença de familiares das duas pessoas homenageadas postumamente com o nome das escolas, o Felipe Anselmo de Jesus, filho da vereadora Cláudia de Jesus, e o Moisés Umbelino, que pertencia ao quadro municipal e dedicou parte da vida à educação de Ji-Paraná.
“Só tenho a agradecer aos amigos que nos consola dando apoio e homenageando meu filho, meu ‘anjinho’, com o nome do Centro Municipal. É um motivo de muita honra para mim e para toda a minha família. É também um motivo a mais para a gente estar sempre pertinho contribuindo com o que a gente pode”, disse, emocionada, a vereadora Cláudia.

Em tempo
Em sua fala, a secretária municipal de Educação, Leiva Custódio Pereira se disse contente com a inauguração da Escola e do Centro e garantiu que as crianças matriculadas nas novas unidades não serão prejudicadas com o atraso no início das aulas.
“Estamos felizes com a entrega dessas duas unidades de ensino. Atrasamos um pouquinho o início das aulas porque nós tivemos que adequar algumas questões aqui para a nossa realidade e nossas necessidades, mas as crianças aqui matriculadas não sofrerão com este atraso. A equipe técnica da Secretaria (Municipal de Educação – Semed) amanhã mesmo já se reúne com as diretoras das escolas para tratar da questão do calendário escolar”, explicou Leiva, ao lembrar da importância da participação dos pais, da comunidade no cuidado, na conservação “dos nossos espaços escolares aqui no Capelasso”.
O prefeito Jesualdo Pires prestou homenagens aos familiares do Felipe de Jesus e do Moisés Umbelino e destacou a presença de praticamente todos os vereadores do Município, além da presença de autoridades da Assembleia Legislativa do Estado, como o deputado Laerte Gomes e do Senado Federal, como o senador Valdir Raupp.
“Mostramos, com a presença dos vereadores aqui hoje, uma relação institucional sadia entre o Executivo e o Legislativo, sem a qual, obras como estas não seriam possíveis. A Prefeitura teve participação importante tanto na construção como também agora com todo o mobiliário, toda a parte operacional, desde os móveis até os aparelhos para a climatização das salas. Isso tudo se traduz em qualidade de ensino para nossas crianças dessa região aqui do Capelasso”, finalizou Jesualdo.
Além do vice-prefeito Marcito Pinto e do deputado Laerte Gomes, o senador Raupp e a vereadora Cláudia de Jesus, estiveram presentes à cerimônia de inauguração, Edilson Vieira, Izaias Arnica, Jhony Paixão, Ida Castro, Obadias Ferreira, Sílvia Cristina, Joziel de Brito, Lourenil Gomes, Joaquim Teixeira, Marcelo Lemos e o presidente da Câmara, vereador Affonso Cândido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda SEMED 2018