sexta-feira, 8 de junho de 2018

Roda das Artes: seis anos de trabalho, sucesso e muita criatividade

Realizado dentro das escolas, o Projeto ganhou total participação das comunidades

Junho é conhecido como o mês do meio ambiente, mês dos namorados, mês de festa junina…mas nas escolas municipais de Ji-Paraná junho também é conhecido como o mês das artes. Desde 2013, o Projeto Roda das Artes reúne educadores, pais e alunos em um grande movimento cultural que busca promover, inspirar o artista que existe dentro de cada criança. Inicialmente o Roda das Artes acontecia no Ginásio de Esportes Gerivaldo José de Souza, o Gerivaldão, porém, desde o ano passado começou a ser realizado nas próprias escolas da Rede Municipal de Ensino.

No início, segundo Suzana Rocha, coordenadora de Cultura da Secretaria Municipal de Educação – Semed e responsável pelo Projeto, a ideia era a de reunir todos os alunos em um só local e em um único dia, visando promover a integração entre eles e entre as comunidades. Porém, a participação dos pais não era tão grande, porque acontecia sempre em datas e horários em que os pais estavam trabalhando. A logística de trazer todos os alunos das escolas para um só local, inclusive os alunos da área rural, também era muito complexa.
Em 2017 foi resolvido experimentar a realização do Roda das Artes nas próprias escolas. O sucesso foi maior ainda, pois cada unidade teve mais tempo para preparar e organizar com a comunidade o melhor dia para a realização do Projeto. A participação dos pais foi enorme e a logística também ficou muito facilitada.
Este ano, ainda de acordo com Suzana, as datas para que as escolas possam realizar o evento foram ainda mais flexibilizadas, tanto, que das 15 escolas que estão participando do Roda das Artes, três realizarão o Projeto no próximo mês de julho e uma, a Jamil Vilas Boas (Bairro Duque de Caxias), programou para o mês de setembro suas atividades. Normalmente o Roda das Artes é desenvolvido nos horários de aula, nos períodos matutino e vespertino, porém, algumas escolas optaram por realizar suas atividades no início do período noturno, como por exemplo a Escola Ulisses Matosinho Peres de Pontes (localizada na 3ª Linha da Gleba G), que reuniu toda a comunidade escolar na última quarta-feira, dia 6. Tudo visando uma melhor adaptação à realidade de cada comunidade em que a escola está inserida.
Outro ponto positivo observado pelos técnicos da Semed nestes seis anos de Roda das Artes foi o ganho em qualidade e abrangência. Com o projeto sendo desenvolvido dentro das escolas, mais servidores puderam se envolver e até pais de alunos começaram a ajudar na elaboração das apresentações. O resultado foi uma maior participação de alunos e uma explosão de criatividade nas apresentações. Algumas escolas, como a Almir Zandonadi (Bairro Novo Horizonte), que realizou o Projeto na última quinta-feira, 7, mesclaram o Roda das Artes com outras atividades culturais do Calendário Escolar, como a festa junina.