segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Chamada Escolar: mídias encerram hoje, mas cadastramento vai até dia 29

Leiva lembrou que quem fizer o cadastramento terá preferência na escola escolhida

A partir desta segunda-feira, dia 15, encerra-se a veiculação das peças publicitárias da campanha da Chamada Escolar 2018, realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed. Porém, isso não significa que a campanha tenha sido encerrada. A Chamada Escolar segue normalmente até o dia 29 deste mês, com os cadastramentos podendo ser feitos em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, inclusive no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo de Ji-Paraná – CMAEE Autismo.
A Chamada Escolar tem por objetivo realizar o cadastramento de novas vagas no Ensino Público para o ano letivo de 2019 visando o planejamento para atender a demanda escolar para o Ensino Infantil, Educação Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidades ofertadas pela Rede Municipal de Ensino. O público-alvo da campanha, portanto, são crianças de 0 a 5 anos, crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, adolescentes acima de 15 anos e adultos que estão fora da escola.
A Secretaria de Educação realizará este cadastramento nas 33 instituições de ensino da Rede Municipal utilizando o Sistema Educar-Lex, tanto para o registro dos cadastros quanto para a efetivação das matrículas. Serão cadastrados alunos da última etapa da Pré-Escola (área urbana e rural) e do 5º ano do Ensino Fundamental (área Rural) que pretendam permanecer na Rede Municipal de Ensino; alunos da Pré-Escola matriculados em instituições particulares/conveniadas com idade de 5 anos completos ou a completar até 31 de dezembro deste ano candidatos ao ingresso do Ensino Fundamental público; crianças que não frequentaram a Pré-Escola e que tenham idade a partir dos 6 anos completos ou a completar até 31 de dezembro deste ano; crianças, adolescentes, jovens e adultos que se encontram fora da escola e que são candidatos a matricularem-se em escolas públicas em quaisquer das etapas da Educação Infantil e em quaisquer dos anos ou séries do Ensino Fundamental.
No ato do cadastramento os pais ou responsáveis (no caso de crianças, jovens de adolescentes com menos de 18 anos) deverão apresentar a Certidão de Nascimento, um comprovante de residência e o comprovante de escolaridade (declaração) para alunos provenientes da Rede Estadual, Rede Privada, Rede Conveniada e de outros municípios.
“É importante lembrar que aquelas pessoas que estão fazendo o cadastramento dentro do prazo certinho terão preferência nas escolas de sua escolha, ou seja, faz parte justamente desta organização dar preferências àqueles que estão se adiantando ao processo de matrícula para o próximo ano”, explicou a secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira.