terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Secretária Leiva recebe título de Cidadã Honorária da Câmara de Vereadores





A secretária de Educação de Ji-Paraná, professora mestra Leiva Custódio Pereira foi homenageada pela Câmara Municipal de Vereadores, em sua 40ª Sessão Ordinária, ocorrida na manhã desta terça-feira, 4, com o título de Cidadã Honorária Ji-Paranaense. Em seu Projeto de Lei nº 235/2018, a vereadora Sílvia Cristina Chagas destacou como justificativa ao título honorífico, outorgado à “personalidade comprovadamente digna de honrarias”, a participação de Leiva na criação e implantação do Conselho Municipal de Educação e, à frente da Pasta da Educação, a criação do Centro Municipal de Autismo e do Projeto Educampo.
Pega de surpresa, pois havia sido convidada à Câmara, teoricamente, para representar o Prefeito, Marcito Pinto, Leiva se disse, “nervosa e emocionada”, diante da honraria. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pela Casa de Leis de Ji-Paraná, sendo parabenizada por todos os edis, em especial os vereadores Lorenil Gomes (PTB) e Edivaldo Gomes (PSB), que elogiaram o “excelente trabalho” de Leiva à frente da Secretaria Municipal de Educação – Semed, “refletido em ações que elevaram o nome da Cidade em nível estadual e nacional”, como foi o caso dos últimos resultados do Município no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação) e da premiação concedida a Ji-Paraná pelo Instituto Ayrton Senna, tornando-a referência em educação para todo o País. Já “a menina dos olhos” da secretária Leiva, o Projeto Educampo, foi devidamente lembrado pela vereadora Claudia de Jesus (PT), ligada aos trabalhadores e moradores da área rural.
“Acho que pela primeira vez aqui na Câmara fiquei nervosa e emocionada. Foi uma surpresa mesmo. Agradeço imensamente à vereadora Sílvia Cristina pela indicação e confesso que nem sei bem mensurar a importância deste título, mas sempre que observo, as pessoas que recebem algum título da Câmara de Vereadores são pessoas importantes, que contribuíram de alguma forma para o engrandecimento, a melhoria do Município. Se os nobres vereadores consideram que tive uma contribuição significativa para Ji-Paraná, então, só por isso, penso que já tenha valido a pena nossa passagem pela Secretaria de Educação”, emocionou-se Leiva em sua fala.
A secretária também agradeceu o “carinho e o respeito” com que cada vereador a tratou ao longo dos anos à frente da Semed. “Posso dizer que tenho uma boa relação, mesmo quando houve divergência de opiniões, com cada um dos vereadores. Compreendo que desenvolvo uma função técnica, mas aquele que é eleito pela sociedade, que tem legitimidade para representar os interesses da população são os vereadores. Por isso me sinto honrada e feliz em receber esse título”, justificou leiva, lembrando em seguida da fala da vereadora Sílvia Cristina ao anunciar o real motivo do convite feito a ela para estar presente à Casa de Leis nesta Sessão: “…pessoas que merecem ser homenageadas, precisam ser homenageadas em vida”.