quarta-feira, 24 de abril de 2019

Semed de Ji-Paraná recebe visita técnica de Alvorada e Porto Velho

Vereadores e técnicos de Alvorada: busca por soluções para não fechar escolas

Técnicas de Porto Velho procuram novas ideias que ajudem na questão pedagógica

Visita à Escola Jandinei Cella, melhor IDEB de Rondônia em 2014
Na última segunda-feira, 22, vereadores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Alvorada do Oeste vieram a Ji-Paraná acompanhados do ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia – Fetagro Fábio Menezes para uma visita técnica à Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná – Semed. O objetivo foi ver de perto como funciona o Projeto Educampo.
Recebidos pela secretária Leiva Custódio Pereira e pela coordenadora do Educampo, Janete de Araújo Pereira, o grupo de Alvorada quis saber sobre a estrutura pedagógica do Projeto e ainda fizeram uma visita à Escola Bárbara Heliodora, localizada na 4ª Linha da Gleba G para acompanhar in loco um dia de trabalho do Educampo.
O objetivo da visita, de acordo com Fábio Menezes, foi para que os vereadores vejam como a educação do campo pode funcionar com uma pedagogia própria, pois em Alvorada cogita-se o fechamento de escolas rurais, ao contrário de Ji-Paraná, que tem investido nas escolas do campo, tendo realizado a reestruturação de todas elas.

“Não há segredo”
Já na terça-feira, foi a vez da superintendente de Gestão da Semed, Ana Maria Martins Papa, ciceronear a visita técnica de um grupo de profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Juliene Resende, diretora do Departamento de Políticas Educacionais, Cássia Maisa Neres Silva, gerente da Divisão de Educação Básica e Suelen Oliveira Augustinho, gerente da Divisão de Acompanhamento da Gestão de Monitoramento da Políticas Educacionais da Semed/Porto Velho vieram saber mais sobre como funciona a gestão das escolas da Rede Municipal de Ensino, bem como os instrumentos pedagógicos utilizados pela gestão escolar para acompanhar o desempenho dos alunos.
Guardada a devida proporção, visto que a Rede Municipal de Educação da Capital tem hoje, segundo as técnicas, aproximadamente 46 mil alunos contra os 8 mil da Rede Municipal de Ji-Paraná, elas vieram em busca de novas ideias tanto nas políticas educacionais quanto no instrumental pedagógico que possam ser utilizadas na realidade delas.
“A gente tem ouvido falar tanto de Ji-Paraná, primeiro lugar no IDEB consecutivamente…ai eu falei: temos que ir lá (em Ji-Paraná). Precisamos fazer uma visita para saber o ‘segredo’ do sucesso deles”, brincou Juliene.
Depois de uma longa conversa com Ana Papa, com a secretária Leiva Custódio Pereira, com a superintendente de Ensino, Edilaine Nogueira e com a coordenadora do Projeto Educampo, Janete de Araújo Pereira as técnicas de Porto Velho fizeram uma visita à Escola Jandinei Cella, maior nota de todas as escolas de Rondônia no IDEB divulgado em 2014.
“Não tem segredo, não tem mágica. É muito trabalho mesmo. Creio que se formos resumir o que fizemos para atingirmos nossas metas podemos dizer que é o fato de termos o nosso foco no aluno sempre. O que pudermos ajudar o servidor nós ajudamos, mas o foco sempre é e será o aluno. No início encontramos resistência em diversos setores, como a questão dos horários de trabalho dos servidores, o número insuficiente de servidores, a falta de comprometimento de alguns gestores…mas creio que aos poucos conseguimos equalizar essas dificuldades, pois quando conseguimos despertar a consciência de cada um, unir forças desde a zeladora, professores e os gestores para a importância que tem o aluno para a Educação, para o futuro as coisas começam a melhorar”, explicou Leiva.