sexta-feira, 8 de abril de 2022

Semed promove formações com foco no acolhimento aos estudantes e na valorização profissional

Os cuidadores educacionais se disseram emocionados com as homenagens feitas pelos pais dos alunos deficientes
Pode não parecer muito tempo, mas dois anos fora de sala de aula para alguns estudantes foi uma eternidade. Crianças que, por exemplo, cursavam o 4º ano quando iniciou a pandemia da Covid-19, em 2020, retornaram às aulas presenciais no 6º ano, com vários professores ao invés de apenas um, disciplinas novas e provavelmente matriculados em outras escolas, já que a Rede Municipal de Ensino de Ji-Paraná é responsável em ofertar apenas a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental. Em outras palavras, o mundo delas virou de “cabeça para baixo”.
Foi com essa perspectiva, a do aluno que está retornando à sala de aula depois de um longo período, que as superintendências de Ensino e Gestão da Secretaria Municipal de Educação – Semed prepararam, para a última quinta-feira, 07, duas formações, uma com todos os gestores escolares, pela manhã, e outra com os cuidadores educacionais para estudantes com deficiência, à tarde.
Na reunião com os gestores, houve um debate sobre os resultados do acompanhamento das turmas de 2021; a definição das prioridades para o Ano Letivo com ajustes no planejamento de acordo com os diagnósticos; atenção aos indicadores; e monitoramento de metas, sem, contudo, perder o foco no acolhimento seguro e responsável dos estudantes, fazendo da escola um ambiente empático e acolhedor pensando não só nas necessidades de aprendizagem, mas também na questão emocional deles.
Na escola, os estudantes, principalmente da Educação Infantil e Fundamental I, acabam criando um vínculo emocional-afetivo muito grande com o ambiente escolar e com o corpo docente e equipe gestora, vínculo este que foi quebrado com o distanciamento forçado pela pandemia. Portanto, torna-se importante a promoção de momentos de reintegração entre professores e estudantes, visando recriar um clima de confiança e respeito na relação professor-aluno.
 
Reconhecimento
Com os cuidadores educacionais, o foco foi a valorização deles como profissionais, já que esse acolhimento aos estudantes com deficiência faz parte do dia-a-dia e o vínculo emocional cuidador-aluno é ainda mais forte. Para tanto, o cuidador precisa se sentir motivado o tempo todo.
A formação contou com duas palestras, uma sobre Relações Interpessoais, ministrada pela gerente da Educação Especial da Semed, Andréia Aparecida Basílio; e outra sobre Estratégias de Regulação e Acomodação para Estudantes com Autismo, ministrada pela supervisora escolar Cecília Correia de Souza e pela cuidadora Elenilza dos Santos Oliveira, que compartilhou experiências dela em sala de aula com os outros 31 cuidadores da Rede Municipal de Ensino.
A formação também teve um momento surpresa com o reconhecimento profissional dos cuidadores educacionais pelas escolas onde atuam e pelos pais dos alunos cuidados por eles com depoimentos em vídeos e mensagens de agradecimento.
“Foi emocionante. É a primeira vez que temos uma formação em que nos sentimos realmente cuidados, valorizados, reconhecidos pelo trabalho que a gente faz nas escolas. Foi tudo perfeito, principalmente a parte dos vídeos dos pais dos alunos nos agradecendo pelo cuidado que temos com os filhos deles”, lembrou a cuidadora da Escola Jandinei Cella, Ana Lucia Duarte Farias, há 9 anos trabalhando nesta função.
“O cuidador educacional é essencial para que a inclusão dos estudantes aconteça de fato. É ele que possibilita a adaptação do aluno com deficiência na sala de aula e no ambiente escolar como um todo, dando suporte à sua convivência social”, explicou Andréia.

Texto: Cristian Menezes
Imagem: Franklin Dávila