segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Guilherme é o número 1 do Recenseamento Educacional




A secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira preencheu o formulário número 1 do Recenseamento Educacional de Ji-Paraná. Guilherme Rocha dos Santos foi o primeiro recenseado. A mãe de Guilherme, Débora Rocha de Souza é servidora pública e estava na Secretaria Municipal de Educação (Semed) para resolver assuntos de trabalho. Convidada a preencher o formulário do Censo Escolar, a professora não só se dispôs a colaborar como se sentiu “feliz em poder contribuir” para que Guilherme, futuramente, possa ter uma vaga em uma creche ou escola próxima à sua casa.
Guilherme completará 3 anos em março do próximo ano e, assim como outras dezenas de crianças, passa a ter idade de ingressar no Maternal. Por sorte, Guilherme mora a apenas algumas quadras da Escola Municipal de Ensino Infantil Mário Andreazza, que hoje atende a 408 crianças, divididas entre o Maternal e o Pré-Escolar.
Assim como, agora, a Semed tem todas as informações do Guilherme, pretende, com o Recenseamento Educacional, ter também de todas as crianças, jovens e adultos que estão fora da escola. Estas informações servirão nos próximos anos para que tanto a Administração Municipal quanto a Estadual possam planejar a Educação de Ji-Paraná de forma eficaz. Sabendo quem são, quantos são e onde moram fica muito mais fácil construir escolas ou mesmo reformar e ampliar unidades escolares que atendam, efetivamente, as regiões com maiores demandas.

Campanha já está nas escolas
Durante a semana, a comissão responsável pela campanha realizou capacitações para diretores das escolas estaduais e para diretores e secretários das escolas da Rede Municipal. As escolas receberam os kits com formulários e material de divulgação para o recenseamento.
Na próxima semana, a campanha deverá focar a busca por parcerias de entidades privadas, como associações, igrejas, instituições bancárias e o comércio em geral.
“A campanha do Recenseamento Educacional já está nas escolas, nas ruas, nas rádios, na TV. Agora é hora da população participar. Quem tiver um parente, uma pessoa próxima, um vizinho ou o parente do vizinho que está fora da escola, pode pegar o formulário na escola pública mais próxima de onde mora, preencher ou levar para preencher em casa e depois devolver na escola. É simples, fácil e de grande importância para o nosso município”, explicou a secretária de Educação.