segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Jesualdo anuncia construção de escolas no lançamento do Censo Escolar




A manhã da última sexta-feira, 10, não poderia ter sido melhor para a Educação de Ji-Paraná. Em um único evento, o prefeito Jesualdo Pires presidiu a cerimônia de lançamento da campanha de Recenseamento Educacional, garantiu um aumento de 40% para o Programa Financeiro de Autonomia Escolar (Profae) para 2014 e ainda assinou Termo de Compromisso com o Governo Federal para a construção de cinco escolas para a Educação Infantil no Município.
Convidado pela secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira, Jesualdo surpreendeu aos mais de 100 participantes da cerimônia de lançamento da campanha do Censo Escolar ao anunciar o aumento de repasse às escolas da rede pública municipal de R$ 5,00 para R$ 7,00 por aluno a partir do próximo ano. O Profae garante recurso direto às escolas e serve para a aquisição de material de consumo, como o material de expediente; material didático; e para o pagamento de pequenas reformas e prestação de serviços nas unidades escolares.
O prefeito assinou também o Termo de Compromisso com o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o ProInfância. O nome do programa é grande e os benefícios que ele traz são maiores ainda. Para Ji-Paraná, por exemplo, o ProInfância trará cinco novas escolas com capacidade de atendimento para 224 crianças cada, em dois turnos, ou 112 crianças estudando em regime de educação integral. Investimento na ordem de aproximadamente 1,7 milhão cada escola.

Quantos somos e onde estamos?
Mas o motivo maior do encontro de diretores, secretários de escolas municipais e estaduais, representantes do Poder Legislativo e Judiciário, entidades públicas e privadas ligadas à educação e a sociedade civil organizada foi mesmo o lançamento da campanha Recenseamento Educacional, que traz o slogan: Quantos somos e onde estamos? E é exatamente isto que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) quer com a campanha. Saber quem são, quantos são e onde estão os ji-paranaenses que não frequentam as escolas.
No ano de 2.010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabilizou 14.693 indivíduos, entre crianças de 0 a 5 anos, crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, adolescentes de 15 a 17 anos e jovens e adultos de 18 anos acima fora das salas de aulas.
De lá para cá, com o crescimento populacional, imagina-se um aumento considerável nesses números. Para tanto, com base no disposto na Constituição Federal/1988, Artigo 208. - § 3º e na Lei nº 9.394/96,  Artigo 5o, § 1o   em seus incisos é que a Administração Municipal dispensará, a partir desta data, um grande esforço para traçar um “raios-X” sócio-educacional da população de todo o município.
Já na próxima semana a Semed, em parceria com a Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), pretende capacitar os servidores das escolas para iniciar a distribuição dos formulários.
O preenchimento dos formulários é simples e depois de preenchidos deverão ser entregues nas escolas públicas ou em outros pontos que forem credenciados a partir da próxima semana.
No lançamento da campanha, tanto o prefeito quanto a secretária Leiva conclamaram toda a população a participar do Recenseamento Educacional, pois são os dados desta campanha que possibilitarão ações pontuais na Educação para os próximos anos, sejam ações do Município como também do Estado.