segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Um terço das escolas de Ji-Paraná está em obras




A Educação em Ji-Paraná vive um momento ímpar. Uma reformulação geral que vai desde a substituição do velho quadro de giz, que insiste em embranquecer as roupas de muitos professores, pelo novíssimo quadro digital até a adequação da práxis escolar aos novos paradigmas deste mundo high-tech. Entre um extremo e outro, há que se dar conta das obras estruturais nas escolas públicas para abrigar uma população estudantil cada vez maior e mais exigente.
Neste mês de outubro, por exemplo, pelo menos 10 escolas estão ou estarão em reformas em Ji-Paraná. O que corresponde a pouco mais de um terço das 28 de responsabilidade da Municipalidade. E não são só “reforminhas de final de ano” não. São obras de grande porte, quando não, construções de escolas inteiras, como a creche que já está em fase de cobertura no bairro Urupá e deve receber alunos já no ano letivo de 2014. Antes mesmo que a obra seja entregue já foi providenciada a ampliação da escola, que terá mais quatro salas de aula além das que já constam do projeto inicial.
Somente na Escola Professor Almir Zandonadi (bairro Novo Horizonte) estão sendo investidos mais de R$ 800 mil. A escola está recebendo mais duas salas de aula, uma biblioteca, uma sala de recursos, uma sala especial para pintura em tela, um almoxarifado, além de reforma geral na estrutura, pintura, reforma da quadra poliesportiva, reforma do piso, entre outros.
As escolas Jandinei Cella (no Jardim do Migrantes), Ulisses Matosinho (na Gleba G) e a Pedro Gonçalves (no bairro São Pedro) terão novas fossas e sumidouros. Já a escola Jamil Vilas Boas (no Duque de Caxias), por causa do problema de humidade do solo, receberá uma estação de tratamento.
A Ruth Rocha (bairro Nova Brasília) será totalmente reformada, vai ganhar pintura nova e toda a rede elétrica da escola será trocada.
A Escola Adão Lamota (no bairro J.K.) vai entrar 2014 com uma quadra nova, exigência para que a escola seja reconhecida pelo Governo Federal e possa participar dos programas nacionais voltados à educação.

Escolas-modelo
As escolas-modelo como a Ulisses, Edson Lopes (Setor Itapirema) e Irineu Dresh (Setor Riachuelo) ficarão melhor ainda. É que algumas salas de aula que antes eram abertas, para abrigar os jardins, agora, continuarão com os jardins, porém serão fechadas com vidros e receberão climatização.
A Escola Paulo Freire (Setor Ouro Preto) e a própria sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) sofrerão reformas na parte elétrica e ganharão novas subestações de energia elétrica.
“Os compromissos que o prefeito (Jesualdo Pires) fez com a Educação de Ji-Paraná estão sendo todos cumpridos. Toda a equipe, seja da Administração, seja do Planejamento, com o Marcito (Pinto, vice-prefeito e secretário), seja a nossa equipe técnica não está medindo esforços para alcançar o objetivo maior que é a oferta de uma educação para todos e com qualidade”, disse a secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira, ao participar da capacitação de gestores para a Campanha de Recenseamento Educacional, durante a semana.