segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Encontro na Matosinho encerra Semana de Educação




O encontro realizado na última sexta-feira, 8, na escola Ulisses Matosinho, na Gleba G, fechou a Semana Municipal de Educação com chave de ouro. Representantes de escolas do Município compartilharam durante toda a manhã as experiências vivenciadas nas atividades realizadas na escola durante a semana e em outros importantes momentos do ano.
Representantes de 10 escolas e mais o Centro de Autismo apresentaram os projetos que mais deram certo em suas respectivas unidades de ensino.
A escola Edson Lopes (do Setor Itapirema) apresentou o projeto do supervisor Evandro Poeta “Coletânea de Textos”, que incentiva alunos a produzirem textos que depois são compilados em livros feitos na própria escola. “No fundo o aluno deve pensar: para que aprender escrever se não escrevemos? Daí nasceu esse projeto. É preciso despertar no aluno o interesse para a escrita, para a produção de texto, do contrário ele apenas copia”, explicou Poeta em sua apresentação.
Da escola Maria Antônia (Jardim Presidencial II) veio a ideia de trabalhar com os pais dos alunos para que eles entendam a pedagogia do lúdico. “Tem pai que acha ruim quando o filho chega sem tarefas de casa. Pensam que na escola são só brincadeiras. O lúdico para o professor tem todo o sentido, mas para os pais não. Foi por isso que resolvemos mostrar a eles, trabalhando com eles na escola, o que vem a ser o lúdico”, explicou a representante da escola.
A Escola Jandinei Cella (Jardim dos Migrantes) mostrou o projeto de leitura e o projeto “Alimentação Saudável”.
Já a Creche Cantinho do Céu mostrou o trabalho que vem desenvolvendo com as crianças para o resgate da cultura com o projeto “Resgate das Cantigas de Roda”.
Os projetos “Alimentação Saudável”, “Reciclar” e “Poesias e Poemas” foram apresentados pela escola Paulo Freire (Setor Ouro Preto).
A escola Pérola (Setor Riachuelo) trouxe ao encontro a experiência que tem com o projeto “Roda D’água – Vida e Saúde”, que trabalha com os alunos o reflorestamento do entorno de um riacho e a recuperação de nascentes na região.
“Germinar” é o nome do projeto que tem entusiasmado alunos, pais e professores da escola Marcelino Calegário (São Bernardo). A ideia, segundo os professores, nasceu quando ao indagar um aluno se ele sabia como o feijão era plantado e ele respondeu: “planta um saquinho de feijão e dá uma árvore cheia de sacos de feijão”. O “Germinar” reúne os alunos para recolher sementes de milho, feijão e arroz, plantá-las, cultiva-las e colhe-las para que eles entendam todo o processo que vem antes de os produtos chegarem às prateleiras dos supermercados.
A escola anfitriã, Ulisses Matosinho, mostrou os projetos “Gincana do Conhecimento” e o “Leitura que Abre os Olhos”, além de reforçar os bons resultados obtidos com o projeto “Talentos”.
Um dos pontos altos do encontro foi o vídeo apresentado pelo Centro de Autismo mostrando os avanços obtidos com os alunos autistas mais comprometidos. A representante do Centro falou também da participação de Ji-Paraná em um encontro internacional ocorrido este ano, em que o trabalho realizado no município ficou em quinto lugar em todo o Brasil.

Desafio para 2014
“O professor, na solidão de sua sala de aula, produz muita coisa boa e esse momento está sendo importante para que ele possa dividir com os colegas essa produção, essa experiência”, enfatizou a secretária de Educação, Leiva Custódio.
A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ficou tão entusiasmada com o resultado do evento que lançou como desafio para o próximo ano que o encontro transcenda a troca de experiência entre os atores da educação e que seja confeccionado um livro, ou mesmo três, um para cada modalidade de ensino, relatando essas experiências exitosas.