O encontro realizado na última sexta-feira, 8, na
escola Ulisses Matosinho, na Gleba G, fechou a Semana Municipal de Educação com
chave de ouro. Representantes de escolas do Município compartilharam durante
toda a manhã as experiências vivenciadas nas atividades realizadas na escola
durante a semana e em outros importantes momentos do ano.
A escola Edson Lopes (do Setor Itapirema)
apresentou o projeto do supervisor Evandro Poeta “Coletânea de Textos”, que
incentiva alunos a produzirem textos que depois são compilados em livros feitos
na própria escola. “No fundo o aluno deve pensar: para que aprender escrever se
não escrevemos? Daí nasceu esse projeto. É preciso despertar no aluno o
interesse para a escrita, para a produção de texto, do contrário ele apenas
copia”, explicou Poeta em sua apresentação.
Da escola Maria Antônia (Jardim Presidencial II)
veio a ideia de trabalhar com os pais dos alunos para que eles entendam a
pedagogia do lúdico. “Tem pai que acha ruim quando o filho chega sem tarefas de
casa. Pensam que na escola são só brincadeiras. O lúdico para o professor tem
todo o sentido, mas para os pais não. Foi por isso que resolvemos mostrar a
eles, trabalhando com eles na escola, o que vem a ser o lúdico”, explicou a
representante da escola.
A Escola Jandinei Cella (Jardim dos Migrantes)
mostrou o projeto de leitura e o projeto “Alimentação Saudável”.
Já a Creche Cantinho do Céu mostrou o trabalho que
vem desenvolvendo com as crianças para o resgate da cultura com o projeto
“Resgate das Cantigas de Roda”.
Os projetos “Alimentação Saudável”, “Reciclar” e
“Poesias e Poemas” foram apresentados pela escola Paulo Freire (Setor Ouro
Preto).
A escola Pérola (Setor Riachuelo) trouxe ao
encontro a experiência que tem com o projeto “Roda D’água – Vida e Saúde”, que
trabalha com os alunos o reflorestamento do entorno de um riacho e a
recuperação de nascentes na região.
“Germinar” é o nome do projeto que tem entusiasmado
alunos, pais e professores da escola Marcelino Calegário (São Bernardo). A
ideia, segundo os professores, nasceu quando ao indagar um aluno se ele sabia
como o feijão era plantado e ele respondeu: “planta um saquinho de feijão e dá
uma árvore cheia de sacos de feijão”. O “Germinar” reúne os alunos para
recolher sementes de milho, feijão e arroz, plantá-las, cultiva-las e colhe-las
para que eles entendam todo o processo que vem antes de os produtos chegarem às
prateleiras dos supermercados.
A escola anfitriã, Ulisses Matosinho, mostrou os
projetos “Gincana do Conhecimento” e o “Leitura que Abre os Olhos”, além de
reforçar os bons resultados obtidos com o projeto “Talentos”.
Um dos pontos altos do encontro foi o vídeo
apresentado pelo Centro de Autismo mostrando os avanços obtidos com os alunos autistas
mais comprometidos. A representante do Centro falou também da participação de
Ji-Paraná em um encontro internacional ocorrido este ano, em que o trabalho
realizado no município ficou em quinto lugar em todo o Brasil.
Desafio
para 2014
“O professor, na solidão de sua sala de aula,
produz muita coisa boa e esse momento está sendo importante para que ele possa
dividir com os colegas essa produção, essa experiência”, enfatizou a secretária
de Educação, Leiva Custódio.
A titular da Secretaria Municipal de Educação
(Semed) ficou tão entusiasmada com o resultado do evento que lançou como
desafio para o próximo ano que o encontro transcenda a troca de experiência
entre os atores da educação e que seja confeccionado um livro, ou mesmo três,
um para cada modalidade de ensino, relatando essas experiências exitosas.