quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Reunião da Undime e Fórum tem participação de palestrante do MEC



A secretária Leiva Custódio fala da importância do PME para a Educação
A convite da Semed, o avaliador do MEC, Edson Luiz também participou do Fórum
A reunião da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o 1º Fórum de Debates da Educação de Ji-Paraná tiveram em comum a palestra do avaliador educacional do Ministério da Educação (MEC), Edson Luiz Fernandes, que falou sobre a importância da participação dos profissionais da educação no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). A reunião da Undime ocorreu na terça e quarta-feira, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Fórum de Educação aconteceu hoje pela manhã, no mesmo local.
O encontro da Undime reuniu representantes dos 53 municípios do Estado em Ji-Paraná. Na pauta da reunião, palestras do TCE/RO sobre aplicação dos 25% na MDE e Prestação de Contas dos Recursos; sobre orientações do curso PRADIME 2013 – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); sobre a Importância do Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação; sobre os Desafios para Oferta da Educação Infantil no Campo; sobre a Elaboração e/ou Adequação dos Planos Municipais e Estadual de Educação, com o avaliador educacional do MEC; sobre os Desafios para o uso das Tecnologias na Educação; sobre Avaliação das Conferências Municipais no Estado e Participação na Conferência Estadual, ministrada pela secretária de Educação de Ji-Paraná, Leiva Custódio Pereira; e por fim reunião para discutir o Planejamento das ações da UNDIME/RO para 2014 e Elaboração do Plano de Trabalho e pauta de reivindicação nacional.
“Além de outros assuntos, a elaboração do PME é o destaque da nossa reunião aqui. A grande importância é que nós vamos repensar a educação como um todo. A partir do momento que reunirmos toda a sociedade, vamos descobrir quais são nossa deficiências e quais os pontos fortes, o que a sociedade espera da educação. O que a sociedade quer e o que a sociedade merece. Cada criança que está na nossa escola, ela merece aprender, ela tem direito à aprendizagem, mas será que é só isso? Através desse plano nós vamos estar perguntando isso para a sociedade”, resumiu José Carlos Arrigo, presidente da Undime/RO e secretário de Educação de Vilhena.

Lei Municipal
Já o Fórum de Educação faz parte da programação da Semana Municipal da Educação, instituído pela Câmara Municipal de Ji-Paraná, Lei Municipal 2497/2013 de 11 de Julho de 2013, de autoria da vereadora Márcia Regina.
A Semana teve início na última segunda-feira, com cerimônia oficial realizada na Casa de Leis. Na terça e na quarta-feira, as escolas realizaram atividades voltadas à Semana da Educação.

Fórum
Hoje aconteceu o Fórum e amanhã, a escola Ulisses Matosinho recebe representantes de todas as escolas do Município para um Relato de Experiências e o encerramento do evento.
No Fórum, aconteceu a aprovação do Regimento Interno; uma palestra sobre A Importância do Fórum e da Participação de Todos na Construção do PME, ministrada pela secretária Leiva; e a palestra do representante do MEC falando sobre a Importância, Etapas de Construção e Orientações do MEC ao PME. Também aconteceram estudos de quatro eixos relacionados a diversas modalidades do ensino, como a Educação Infantil, a Educação Indígena e a Educação Inclusiva.