terça-feira, 5 de novembro de 2013

Semed e Semusa fazem parceria para Recenseamento Educacional




Hoje (5), parte dos agentes comunitários de saúde de Ji-Paraná se reuniu na Secretaria Municipal de Educação (Semed) para participar da Campanha de Recenseamento Educacional. A reunião é fruto da parceria entre a Semed e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A ideia é aproveitar o trabalho individualizado que já é realizado pelos agentes de saúde para ampliar o alcance do recenseamento. O Censo Escolar, como está sendo chamado, visa fazer levantamento de todas as pessoas que estão fora da escola em Ji-Paraná.
Somente em uma ação da Semed, realizada no Dia de Finados, no último sábado (2), no Cemitério da Saudade, foram preenchidos mais de 200 formulários do Recenseamento.
Esta foi a segunda ação direta da Comissão do Recenseamento Educacional, formada por técnicos da Semed e da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do Governo do Estado. Uma semana antes, uma equipe realizou a mesma ação no Feirão do Produtor e quase 100 formulários foram preenchidos.
A intenção, segundo a presidente da Comissão, Leila Fonseca, é de dar continuidade a estas ações pontuais até o final da campanha.

Parcerias
A Campanha do Recenseamento Educacional teve início no dia 10 de outubro. Todas as escolas públicas das redes Estadual e Municipal tiveram algum representante, seja o diretor ou o secretário da unidade, informado e capacitado para o preenchimento dos formulários. Todas as escolas receberam kits com cartazes, folders e formulários do Recenseamento e estão cadastrados para distribuir e receber os formulários.
A Comissão de Recenseamento busca ainda parcerias com entidades educacionais, religiosas e com toda a sociedade civil organizada.
“Estamos buscando parcerias para ampliar ainda mais nossas ações. Com as entidades educacionais, oferecemos certificados para os acadêmicos de horas complementares. Com as entidades religiosas, buscamos parceria para uma maior divulgação do Recenseamento. Enfim, estamos buscando toda a ajuda para atingirmos o maior número de pessoas possível”, explicou Leila.

Projeção
Ao todo foram distribuídos 65 kits com 100 formulários para as escolas de Ji-Paraná perfazendo um total de 6.500 formulários. Em 20 dias de campanha, três escolas da Rede Municipal já requisitaram mais 100 formulários (as escolas rurais Ulisses Matosinho, Gleba G, do diretor Elecimar Batista; a Escola Paulo Freire, Linha 153 Setor O. Preto, da diretora Aletusa Gonçalves e a Escola Barbara Heliodora, Gleba G, do diretor João Silva).
A projeção é de que, se cada escola, do Município e Estado, preencher 200 formulários, serão preenchidos 13 mil formulários até o final da campanha, o que já ultrapassaria o número de crianças de 0 a 5 ano que estão fora da escola segundo o Censo do IBGE de 2010, que é de 8.166.