quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Árvores de Pet têm os “dedinhos” dos alunos da área rural




Quem passa pelas ruas de Ji-Paraná e vê como ela está linda com os enfeites natalinos feitos com garradas descartáveis nem imagina que a área rural é que é responsável por boa parte dessa beleza toda. Nesta quinta-feira (5), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Cultural de Ji-Paraná premiaram as escolas que participaram do projeto “Garrafa Pet” e a escola Irineu Dresh, localizada na Linha 98 - setor Riachuelo, foi a primeira colocada recolhendo mais de 15 mil garrafas para o projeto.
O prêmio distribuído para as escolas que mais recolheram Pet foi um tablet. Na área rural, a Antônio Prado (Setor Ouro Preto) ficou em segundo lugar com 3.146 garrafas e a Escolas Ulisses Matosinho ficou com o terceiro lugar, com 2.545 garrafas recolhidas.
Na área urbana, a escola que mais recolheu garrafas Pet foi a Escola Parque dos Pioneiros (7.104 garrafas), seguida pela Almir Zandonadi (3.368) e pela Escola Jamil Vilas Boas (2.455 garrafas).
Também foram premiados os centros educacionais Mario Andreazza (2.000 garrafas), o Pedro Gonçalves (1.485) e o Centro Educacional Miriam Trajano (com 1.018 garrafas Pet recolhidas); as escolas estaduais Cora Coralina e José Francisco; e a Escola Adventista, na categoria entidade particular; além da Guarda Mirim.


Participação
A secretária de Educação de Ji-Paraná, professora Leiva Custódio Pereira se disse surpresa com a participação de 21 unidades escolares do Município no projeto, uma vez que a adesão era opcional, “mas mesmo assim, as escolas aderiram e estão de parabéns pelo desempenho e pela participação, uma vez que o projeto além de enfeitar a cidade, trabalha nas crianças a conscientização socioambiental, o comprometimento com o bem estar da comunidade e, consequentemente, a formação de bons cidadãos”.

Garrafa a garrafa
Quanto à surpreendente participação das escolas da área rural no Projeto Garrafas Pet, a secretária destacou a dificuldade a mais que os alunos tiveram em relação à cidade, uma vez que, segundo ela, “teve aluno que teve que ‘brigar’ com os pais para pegar as garrafas, já que eles costumam reutilizar as Pet para colocar água na geladeira, guardar leite, guardar feijão, fazer embalagem para mudas, entre outros”, explicou Leiva, entre sorrisos.
Se os alunos da área rural tiveram que ‘brigar’ com os pais pelas garrafas, então a Natália Ariana, do 9º ano da Escola Irineu Dresh, teve que travar uma ‘guerra’ com os pais dela. É que Natália, sozinha, recolheu 5.283 garrafas plásticas, muito mais que algumas entidades inteiras.
A frase de encerramento da cerimônia de entrega dos prêmios do Projeto Garrafa Pet da secretária Leiva caiu como uma luva para a Natália e todos os alunos, professores e diretores que participaram do evento: “Quando vocês passarem pelas árvores de Natal e enfeites que estão deixando a cidade tão linda, lembrem-se que ali tem o ‘dedinho’, a participação de todos vocês”.