terça-feira, 29 de setembro de 2015

Centro de Autismo comemora nova sede

Na ocasião, Márcia, diretora do Centro, recebeu Moção de Aplausos da Câmara

“Acompanho o prefeito (Jesualdo Pires) nas redes sociais e sei que quando virem a notícia da inauguração do Centro vão falar: “não faz mais que a obrigação!”. Só o que essas pessoas não sabem ou não querem nem saber é que são mais de cinco mil municípios em todo o Brasil e Ji-Paraná é o único com esse tipo de atendimento e totalmente gratuito. Se é obrigação de todo prefeito, porque os outros não fazem? Quando vim com meu filho pela primeira vez, o Centro de Autismo se resumia a duas salinhas quentes. Hoje participamos da inauguração de um Centro com piscina, quadra coberta, espaço de lazer e salas com ar-condicionado. Com toda sinceridade, só tenho elogios aos Jesualdo e sua equipe e dizer que só um prefeito especial tem a sensibilidade de cuidar das nossas crianças especiais”. A fala foi de Robson Cazula, pai de uma criança autista, que emocionou a todos na cerimônia de inauguração do novo espaço do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo de Ji-Paraná – CMAEE Autismo, ocorrido na tarde da última segunda-feira (28).
A mudança de sede do Centro de Autismo, do Primeiro para o Segundo Distrito, à Rua São Luiz, 215, entre T-2 e T-3, ampliou o espaço físico, possibilitando mais qualidade no atendimento às crianças autistas. Agora o Centro conta com uma quadra coberta para atividades esportivas e uma piscina adaptada para as sessões de fisioterapia. O Centro passou de seis para oito salas, todas climatizadas e com excelente espaço para trabalhar.
Márcia Pereira de Souza, diretora do CMAEE Autismo, comemora o novo espaço e as novas conquistas com relação ao quadro de funcionários. Agora o Centro conta com o apoio de 17 pessoas na equipe, entre professores, cuidadores, pessoal de apoio, fisioterapeuta, estagiários de fisioterapia, uma psicóloga e uma nutricionista.
 O secretário municipal de Saúde, Renato Fuverki participou da cerimônia e anunciou a ampliação do horário de atendimento de profissionais cedidos pela Saúde ao Centro, além do agendamento de consultas às crianças a partir do próprio Centro de Autismo.
A secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira, emocionada, agradeceu o apoio do Prefeito, da Câmara de Vereadores e de empresários parceiros do Centro e anunciou uma licitação no valor de R$ 60 mil em equipamentos destinados ao Centro de Autismo.
“Não costumo me emocionar, mas confesso que fiquei tocada com as palavras do Robson, porque é exatamente isso que nós, gestores, sentimos. As pessoas costumam criticar sem conhecimento de causa. Não sabem a importância, por exemplo, do trabalho que é realizado aqui. São 17 pessoas trabalhando em prol de 31 alunos e acham que é um absurdo. Ninguém imagina o que significa este espaço, o serviço que é oferecido aqui para a mãe, o pai de uma criança autista. Atendi muitos pais, até de outros Estados, à procura do atendimento para seus filhos. Não é fácil ver uma pessoa, um cidadão na fila de espera, praticamente implorando pelo atendimento ao filho especial, um direito que lhe é negado em outras cidades”, desabafou a secretária.
Já o Prefeito Jesualdo Pires deixou claro que a Educação e a Saúde são prioridade em sua gestão.
“Quando a gente escuta depoimentos sinceros, emocionados é que a gente percebe que vale a pena estar na política, vale a pena acreditar nas pessoas de bem, vale a pena fazer o bem na política…porque não é fácil, a gente tem muita contrariedade…quando a gente faz alguma inauguração de escola, entrega de equipamentos para a Saúde somos questionados…é claro que obras de infraestrutura são importantes, mas nada é mais importante em uma administração pública do que o ser humano e é nisso que devemos investir. Asfalto é importante? É claro que é importante, mas quando a gente entrega casas populares, quando a gente vê uma criança na escola, quando a gente salva uma vida com a colocação de semáforos…isso é muito importante”, destacou Jesualdo.
Participaram da cerimônia os vereadores Nilton Cezar Rios (PSB), Paulo Mora (PSB), Ida Castro (PV), Lorenil Gomes da Silva (PSC), Josiel Carlos de Brito (PMDB), Afonso da Mabel (PSDC), Marcia Regina (PT) e Edivaldo Souza Gomes (PSB).