sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Livro marca o sucesso do terceiro ciclo do PNAIC

O livro com as experiências exitosas foi distribuído aos cursistas
"Por meio desse pequeno livro, o trabalho que realizamos aqui fica eternizado, fica na memória da nossa práxis”. As palavras da professora Neidimar Vieira Lopes Gonzales, coordenadora do pólo Ji-Paraná, resumiram bem o sentimento dos cursistas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC com relação ao livro lançado hoje (18) pela manhã, no auditório da Representação de Ensino, no seminário final do programa.
Desde 2013 pelo menos 40 educadores deste e de mais 13 municípios participantes do polo Ji-Paraná se reúnem em seminários e oficinas para estudar e trocar experiências e depois repassar o que é apreendido aos professores alfabetizadores. O Pacto, formado entre Governo Federal, Estados e Municípios, tem por objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Para tanto, as ações do Pacto focam em quatro eixos: formação continuada para os profissionais envolvidos no processo de alfabetização; material didático, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e gestão de controle social e mobilização.
Este ano foi o terceiro ciclo do PNAIC e teve como objetivo a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Em Ji-Paraná, os resultados do Programa foram puderam ser observados em uma avaliação externa do 3º ano promovida por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em outubro último.
“É muito importante o professor poder unir a teoria à prática educacional. Às vezes nós, educadores, aprendemos o quê fazer, mas temos dúvidas de como fazer. A troca de experiências que acontecem aqui no Programa é de grande importância para o resultado final da formação do professor que é a sala de aula”, disse a secretária de Educação de Ji-Paraná, professora Leiva Custódio Pereira, ao lembrar dos resultados significativos obtidos na avaliação externa, “principalmente dos professores que participaram do Pacto e que se comprometeram com o Programa”.

Referência
O livro, organizado pelos próprios cursistas e coordenadores do Pacto, é um compêndio com os relatos das experiências vivenciadas por educadores do polo Ji-Paraná. São 15 relatos que exemplificam os resultados obtidos em sala de aula com a aplicação do que foi trabalhado durante o ano de 2013.
De acordo com a coordenadora do polo, as experiências vivenciadas em 2014 e este ano estão sendo impressas em formato de revista e serão distribuídas no ano que vem.
“Depois de impressos, as revistas e o livro serão distribuídos para os orientadores de estudos para servir como referência para trabalhar com os professores alfabetizadores”, explicou Neidimar.

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