quinta-feira, 30 de março de 2017

Semana do Autismo com carreata e palestras

No ano passado, a carreata do autismo terminou com as crianças soltando balões
 Hoje, dia 29, a partir das 16 horas, professores, servidores, pais e alunos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Austismo – CMAEE Autismo participam de uma carreata alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), lembrado todo dia 2 de abril. A carreata, que deve sair do Centro do Autismo, localizado à Rua São Luiz, 215, entre T-2 e T-3 e seguir até o Centro Esportivo CEDEL, no BNH, marca também o início da Semana do Autismo em Ji-Paraná.
Este ano, de acordo com a diretora do Centro, Márcia Pereira de Souza, a Semana do Autismo tem o foco voltado à nutrição da criança autista. Na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, acontecem duas palestras no Centro de Autismo. A partir das 19 horas, a diretora do Centro fala sobre Acomodação e Inclusão no Autismo. Na sequência, a nutricionista Thamara Caroline Thomazi palestra sobre Autismo e Nutrição. As duas palestras serão abertas ao público.

Já na quinta-feira, dia 6, no mesmo horário, haverá uma oficina com a mãe de aluno e bióloga Sheila Lima com o tema “Cozinha Sem Glúten e Sem Caseína”. Esta palestra tem os pais dos alunos autistas como público prioritário, mas, de acordo com Márcia Pereira, pessoas interessadas em participar poderão se inscrever no próprio Centro ou pelo telefone (69) 3423-7298.

Alerta Mundial
O Brasil não tem estatística sobre o autismo, mas nos Estados Unidos e Europa já se fala sobre a maior epidemia do mundo, saltando de um caso a cada 2.500 pessoas na década de 1990, para o número assustador atual de uma pessoa com autismo a cada 54. Estimou-se em 2007 que no Brasil, país com uma população de cerca de 190 milhões de pessoas naquele ano, havia cerca de 1 milhão de casos de autismo, segundo o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo. No mundo há mais de 35 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

História do Centro
Em 2013, o prefeito Jesualdo Pires, através do Decreto Lei nº 1669/2013 criou o então Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo de Ji-Paraná. Antes disso, eram apenas algumas crianças atendidas de forma precária em apartamentos ou pequenas salas alugadas. Com a Criação do Centro, o espaço ficou maior, pois uma casa foi alugada e preparada para receber as crianças, e mais três profissionais contratados, passando assim a atender 16 crianças em dois turnos.
Até 2013, a metodologia adotada pelo Centro era baseada apenas no Programa Son-Rise, atividades um a um, onde cada espaço era utilizado por apenas uma criança, sendo necessário um profissional para cada criança. Em 2014, porém, foi implantado o DIR/Floortime, uma abordagem que trabalha com pequenos grupos. Com isso, o atendimento aumentou de 16 para 26 crianças, sendo 10 crianças atendidas individualmente no período da manhã e 16 crianças em três pequenos grupos no período da tarde.
Hoje, o Centro de Autismo conta com 17 profissionais e 42 crianças matriculadas entre 2 e 14 anos, o espaço está muito maior e conta com piscina e quadra esportiva.
“Agora temos um espaço maravilhoso onde sonhos são realizados e famílias têm suas esperanças renovadas com relação à educação dos seus filhos. Somos o único centro público do Brasil que oferece 12 horas semanais de tratamento para autismo no modelo DIR/Floortime e uma alimentação totalmente respeitosa, onde seguimos a dieta individual de cada criança”, comemora Márcia Pereira.