sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Alunos da Rede Municipal de Ensino recebem certificado do Proerd

                           Para ver mais fotos CLIQUE AQUI

O que fazer para ficar longe das drogas? Este é o principal objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, que atendeu 600 alunos das escolas urbanas e rurais da Rede Municipal de Ensino de Ji-Paraná, com orientações e atividades voltadas a prevenção para que crianças e adolescentes fiquem longe das drogas. Os estudantes do 5º ano receberam orientações durante seis meses e, nesta quinta-feira (30), participaram da entrega dos certificados na cerimônia de formatura, na Primeira Igreja Batista, no centro da cidade.

O trabalho foi realizado por meio de uma parceria entre a Polícia Militar e Prefeitura de Ji-Paraná, que há anos têm instruído alunos do município.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento, Ari Saraiva, este ano o Programa atendeu cem por cento das escolas municipais, incluindo as escolas da área rural com a “Caravana do Proerd”. “É um trabalho muito importante. Os policiais instrutores vão às escolas mais distantes e repassam as instruções em forma de “intensivão” e abordam todos os temas do Proerd em um dia de atividades”, explicou o secretário.
Segundo a coordenadora do Proerd do Batalhão Tiradentes, Coronel PM Elisabeth, os alunos se envolveram com o projeto e isso é muito gratificante. “Nós agradecemos essa parceria com a Prefeitura, pois o Proerd é um programa internacional que se tornou fundamental para a prevenção das drogas e das violências. Os estudantes aprendem sobre os malefícios das drogas, a dizer não a violência, a tomar decisões importantes e ter uma vida saudável. O interessante é que eles levam isso tudo para a família, são multiplicadores daquilo que aprendem na escola.
A parceria será reforçada em 2018, segundo a secretária municipal de Educação, Márcia Regina de Souza. “Nós oferecemos a estrutura e todo o material para que essa parceria desse certo. Fortalecer a aplicação desse projeto nas nossas escolas é uma prioridade, pois percebemos a valorização e a presença das famílias na formação dos nossos meninos e meninas. Sem contar a presença dos policiais que se tornam parceiros. É um compromisso que o Proerd tem”, ressaltou a secretária.
O secretário de Segurança do Estado, Coronel Lioberto Caetano, elogiou a parceria entre a PM e o município de Ji-Paraná. “Fiquei encantado com o envolvimento das crianças nesse projeto. É fantástico o trabalho que vocês fazem. A nossa ideia é transformar nossa segurança pública em Rondônia dessa forma. Além de combater a violência, criar alternativas para que o envolvimento comunitário faça a diferença nesse processo. Em nome do Governo do Estado, eu peço aos pais que motivem cada vez mais os filhos a participarem do Proerd”, finalizou o secretário.